Notícia
Nos lança Test Bed 5G em investimento que vai superar os 8 milhões de euros
O consórcio, que é liderado pela Nos e tem a Sonae MC e a Wells como co-promotores, vai dedicar-se a quatro áreas: a indústria, o retalho, a saúde e smart cities.
A Nos anunciou esta quinta-feira o lançamento do Test Bed 5G, num investimento que vai ultrapassar os 8 milhões de euros. O objetivo, explicou a operadora de telecomunicações no evento que assinala o primeiro aniversário do Nos Hub 5G, é apoiar as start-ups e pequenas e médias empresas no desenvolvimento de produtos e serviços e, no espaço de três anos, desenvolver até 165 produtos ou serviços que usem a rede de nova geração.
"Lançamos hoje o Test Bed 5G e com ele vem um desafio às empresas para que, connosco, testem e levem ao mercado 165 produtos e serviços novos para mostrar o valor que podem ter", anunciou Manuel Ramalho Eanes (na foto), administrador da Nos, no evento que decorreu no Parque das Nações.
O consórcio, que é liderado pela Nos e tem a Sonae MC e a Wells como co-promotores, vai dedicar-se a quatro áreas: a indústria, o retalho, a saúde e smart cities.
Desde o lançamento em julho do ano passado, o Nos Hub 5G – no qual foram investidos 1,8 milhões de euros e no âmbito do qual surge esta Test Bed – foi o espaço de divulgação de 38 "use cases" e estabeleceu mais de 60 parcerias. Dados que, afirma Ramalho Eanes, mostram o objetivo da operadora de ser líder na rede de nova geração.
"A Nos lidera hoje inequivocamente o 5G em Portugal. Lideramos nas infraestruturas, somos quem tem mais espetro e quem fez mais investimento nesse espetro - 165 milhoes de euros investidos", acrescentou, realçando que a operadora pode hoje afirmar que "compara muito bem em termos internacionais".
Uma mensagem que foi também reforçada por Jorge Graça, Chief Technology Officer (CTO) da Nos. "Fomos a quarta empresa com mais pedidos de patentes em Portugal no ano passado e a terceira empresa que mais investiu em investigação & desenvolvimento [I&D], 60 milhões de euros]", afirmou.
"Dissemos que o 5G seria um alicerce fundamental para o que a Nos queria ser no futuro. Foram mais de 400 milhões de euros de investimento nesta rede. Isto é uma conquista que nos coloca claramente à frente do panorama nacional e europeu", acrescentou, reforçando que a operadora não perdeu tempo, "apesar de, infelizmente, ter lançado o 5G em Portugal há pouco tempo".
Recorde-se que a Nos lançou as primeiras ofertas 5G no final de novembro de 2021, após o final do leilão, em outubro desse mesmo ano. Nos próximos anos, revela a operadora, prevê um investimento de mais 110 milhões de euros.
Além dos investimentos no desenvolvimento da rede e no Nos Hub 5G, a operadora investiu também no fundo Nos 5G, que desde a sua criação - há dois anos - levou a cabo cinco investimentos.
(Notícia atualizada às 13:30)