Notícia
MH-1: Portugal regressa ao espaço na segunda-feira a partir da Califórnia
30 anos depois do PoSat-1, o segundo satélite português, o MH-1, vai ser lançado através de um foguetão da Space X, do empresário Elon Musk.
Está marcada para as 15 horas (21h em Portugal) da próxima segunda-feira a partida do foguetão SpaceX , que vai lançar no espaço o satélite português MH-1, desenvolvido no âmbito do projeto Aeros, que pretende ser o primeiro da futura Constelação do Atlântico e fornecer mais informações sobre o estudo da Terra, especificamente sobre as áreas geográficas costeiras.
30 anos depois do PoSat-1, Portugal regressa agora ao espaço com um satélite de 30 centímetros de comprimento e 50 de envergadura que orbitará a 510 km de altitude, conseguindo uma volta à Terra a cada 90 minutos.
Num investimento de 2,8 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões de fundos comunitários e o restante por privados, o projeto Aeros Constellation pretende "desenvolver uma plataforma de nanossatélites como precursora de uma futura constelação para alavancar as sinergias científicas e económicas Espaço/Oceano".
O Aeros é promovido por um consórcio liderado pela empresa Thales Edisoft e que integra a DSTelecom, a Spin.works, assim como universidades, como a UMInho, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a UAlgarve, o IST e o IMAR, e instituições de investigação e interface, como o CEiiA e o +Atlantic.