Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Instituto Nacional do Consumo espanhol pondera processar três operadoras

O Instituto Nacional do Consumo espanhol está a ponderar mover uma acção judicial contra três operadoras, a Vodafone a Orange e a Yoigo, por estas não terem acedido ao pedido do organismo para que eliminassem uma cláusula abusiva no negócio dos cartões pré-pagos.

19 de Agosto de 2013 às 13:18
  • ...

A cláusula em questão, a que se refere o Instituto Nacional do Consumo (INC) espanhol, permite que as operadoras fiquem com o remanescente do saldo não utilizado pelos clientes, dado que os obriga a um certo consumo mínimo ou a carregamentos periódicos, que, caso não se realizem, levam à perda do saldo disponível no momento, segundo noticia a Europa Press.

 

O INC assinala, sem mencionar nomes, que foi pedido às operadoras que alterassem a respectiva cláusula, por esta ser considerada abusiva. Do total de operadoras, seis acederam ao pedido tendo suprimido a cláusula, sendo que outras três nada fizeram. Por esta razão o INC está a estudar a possibilidade de mover uma acção judicial contra as mesmas.

 

O pedido realizado às operadoras foi baseado num relatório, em colaboração com as autoridades de consumo das regiões autónomas, que permitiu concluir que as cláusulas contratuais destas empresas eram abusivas.

 

Em nenhuma agência de informação espanhola é explicado como se chegaram a estes nomes, embora por toda a imprensa do país vizinho veiculem os mesmo nomes.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional do Consumo espanhol operadoras cláusulas abusivas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio