Notícia
Factura dos serviços de telecomunicações aumentou 3,8% em 2014
No ano passado, o preço médio da factura dos serviços de comunicação em Portugal aumentou 3,8%, devido às ofertas de banda larga fixa e TV por subscrição. Os preços dos pacotes em Portugal estão entre os mais caros da Europa.
No ano passado os portugueses pagaram mais 3,8% pelos serviços de comunicações, de acordo os dados da Marktest, citados no relatório anual da Anacom sobre o sector.
Este aumento é influenciado sobretudo pelo aumento da factura média do stand-alone BLF (banda larga fixa), serviço de TV por subscrição e do pacote de serviços double play (telefone fixo e banda larga fixa)", explica o regulador no documento publicado esta sexta-feira, 19 de Junho.
Além disso, de acordo com um estudo promovido pela CE, "os preços dos pacotes com banda larga fixa em Portugal encontravam-se entre as ofertas mais caras, com consideráveis desvios face à média para a maioria dos perfis de utilização considerados".
Segundo as contas da Anacom, em 2014 contabilizaram-se cerca de 144 ofertas de serviços de comunicações electrónicas em local fixo, cerca de 120 tarifários de serviço telefónico móvel e cerca de 106 de banda larga móvel.
O crescimento do número de ofertas resultou do lançamento das ofertas convergentes (com serviços fixos e móveis) nas regiões de cobertura por satélite, que incluem serviços de voz e dados suportados em 4G, e do aumento do número de ofertas em pacote com oferta de voz móvel.
Outro dos contributos para o aumento das propostas oferecidas pelos operadores deveu-se ao lançamento de novas ofertas em pacote quadruple e quintuple play que integram a banda larga móvel através de placas/modem e possibilitam a inclusão no pacote de um ou mais utilizadores de serviços móveis.