Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência notificada sobre operação entre Cellnex e Meo

A Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada sobre uma operação de concentração de empresas, que envolve a Cellnex e a Meo.

Cellnex
Cátia Rocha catiarocha@negocios.pt 23 de Dezembro de 2021 às 09:15

A Autoridade da Concorrência recebeu uma notificação de uma operação de concentração de empresas, de acordo com um anúncio publicado na manhã desta quinta-feira em vários jornais portugueses.


A entidade liderada por Margarida Matos Rosa dá conta de que recebeu no dia 17 de dezembro, a passada sexta-feira, uma "notificação de uma operação de concentração de empresas". A operação em causa consiste "na aquisição pela CLNX Portugal à PT Portugal SGPS de um conjunto de ativos da atual infraestrutura passiva da Meo ("ativos PT)", indica este anúncio. 


É especificado que a CLNX Portugal corresponde à filial portuguesa do grupo Cellnex, que detém e explora atualmente através da OMTEL e On Tower mais de cinco mil macro-sites. 


Relativamente aos ativos em causa, estes correspondem "à infraestrutura passiva para alojamento de equipamento da rede móvel (macro-sites), atualmente detida pela Meo, bem como os correspondentes direitos e todos os contratos relacionados e acordos subjacentes". 


Tornando-se pública esta notificação, a AdC explicita que as observações sobre esta concentração devem ser remetidas a esta entidade, através de email, no prazo de dez dias úteis. 

Contactada pelo Negócios, a Cellnex indica que esta notificação faz parte de "uma extensão do acordo de cooperação entre a Cellnex e a Meo em Portugal", que já havia sido comunicado em junho deste ano. No âmbito deste acordo, o comunicado notava a colaboração entre as duas empresas desde "janeiro de 2020". 


A Cellnex tem feito ao longo dos últimos anos várias aquisições em Portugal, reforçando a presença no mercado nacional, com o país a ser descrito pela companhia como um "mercado estratégico".


Já este ano, a empresa chegou a acordo com a Altice Portugal para a compra de cerca de 700 antenas móveis, em agosto, por um valor de 209 milhões de euros, naquela que foi a quinta transação da empresa em Portugal desde setembro de 2018. 

No ano passado, a Cellnex Portugal já havia feito negócio também com a Meo e com a Nos para a aquisição de antenas móveis em Portugal. Em janeiro de 2020, a Cellnex já tinha comprado cerca de 3.000 antenas à Meo. Em abril de 2020 a companhia espanhola chegou a acordo com a Nos para a aquisição de duas mil torres de telecomunicações, num negócio de 550 milhões de euros. 

(Título corrigido e notícia atualizada com mais informação às 11h52)

Ver comentários
Saber mais Cellnex Altice Meo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio