Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Anacom com administração completa

O Conselho de Ministros nomeou os três elementos que faltavam para o conselho de administração da Anacom, que fica assim com os cinco membros previstos nos estatutos.

Miguel Baltazar
  • ...
Depois de uma primeira tentativa de nomear três elementos para a administração da Anacom que foi abortada, e depois de o Parlamento ter vetado os nomes (o que embora não sendo vinculativo foi tido em conta pelo Governo), o Executivo conclui agora o processo de escolha do resto do conselho do regulador das telecomunicações.

Em conselho de ministros foram aprovadas as nomeações dos três vogais que faltavam à Anacom: João Monteiro Coelho, Paula Lourenço e Sandro Mendonça, conforme foi comunicado pela Presidência do Conselho de Ministros.

Os três elementos já tinham recebido concordândia do Parlamento, que aprovou os três nomes, depois das respectivas audições. E aprovou-os por unanimidade, conforme o Negócios deu conta.

Estes três elementos substituíram, nas escolhas governativas, três nomes anteriores que embora aprovados pela Cresap tiveram um chumbo parlamentar. Os deputados deram parecer negativo às propostas de nomeações de Dalila Araújo, Margarida Sá Costa e Francisco Cal, as duas primeiras por ligações à Altice.

Com a entrada de João Monteiro Coelho, Paula Lourenço e Sandro Mendonça, fica completa a equipa que é composta por cinco membros. Estes nomes juntam-se ao presidente João Cadete de Matos, que entrou no ano passado, e de Isabel Areia, que já estava com os administradores anteriores. 

O conselho estava a funcionar actualmente com três elementos: Cadete de Matos, Isabel Areia e José Perdigoto que aceitou ficar até que os novos membros entrassem, mas cujo mandato já tinha terminado.

João Miguel Coelho, até agora economista do Banco de Portugal e coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, é mestre em Economia da Universidade Nova e licenciado em Economia pelo ISEG.

 

Sandro Mendonça também é economista e professor de economia no ISCTE e no ISEG.

 

Já Paula Meira Lourenço (na foto) transita da área jurídica da CMVM. Esta jurista foi entre 2005 e 2009 adjunta do secretário de estado da administração local de José Sócrates que era à época Eduardo Cabrita, tendo no governo de Guterres (2000 a 2002) sido assessora também de Eduardo Cabrita que era o secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça António Costa.





Ver comentários
Saber mais Anacom telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio