A Altice Portugal protagonizou com a RTP "a primeira transmissão televisiva em Portugal" em rede de quinta geração móvel (5G), com o presidente da operadora a classificar este passo como "histórico e inédito".
Este momento "é histórico e inédito, sendo um orgulho para a Altice Portugal ter sido o operador a protagonizar a primeira transmissão televisiva em direto", afirmou à Lusa o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca.
O gestor sublinhou que a Altice Portugal "tem sido chave no 'roadmap' para o 5G" e referiu que "este é mais um passo para a liderança, tratando-se de uma demonstração em ambiente real de uma tecnologia do futuro".
"Aliás, os operadores de televisão serão uma das áreas que beneficiarão da implementação desta tecnologia, que garante maior eficácia associada a uma gestão mais eficiente de recursos", concluiu Alexandre Fonseca.
Em comunicado, a Altice Portugal adianta que na demonstração que decorreu no Altice Arena foi permitido interligar uma estação 5G, instalada naquele espaço durante o evento, a Monsanto para fazer uma transmissão na RTP, em direto, via 5G.
"A demonstração consistiu na ativação de um ecossistema pré-comercial de 5G, do terminal de cliente às plataformas de serviço. O equipamento terminal (router) foi desenvolvido para suportar a nova tecnologia, a qual consiste numa nova rede de rádio e numa nova rede de controlo 5G, bem como na utilização de um conjunto de antenas ativas, mais complexas e inteligentes. Com este sistema é possível atingir um débito de comunicação de até 1,7 Gbps [gigabytes por segundo]", explica a dona da Meo, na nota.
Em ambiente real e tendo o 'gaming' (universo dos videojogos) em pano de fundo, a Altice Portugal "garante, este fim de semana, a cobertura integral do Altice Arena com 5G durante o Moche XL Esports by Huawei, o maior evento de desportos eletrónicos da península Ibérica", conclui a operadora.
Entre as principais características do 5G estão a maior velocidade da transmissão de dados e uma maior conectividade entre os objetos.
Esta tecnologia vai impulsionar o desenvolvimento de veículos autónomos como de cirurgias à distância, por exemplo.
Em Portugal aguarda-se a decisão sobre qual vai ser o modelo de atribuição de licenças 5G.