Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acesso à internet a partir de smartphones aumentou 55%

O tráfego de internet móvel aumentou 35,7% no terceiro trimestre deste ano, com o acesso através de smartphones a crescer 55%. A Meo é a operadora com maior número de clientes de banda larga móvel, seguindo-se a Vodafone e a Nos.

LG revela prejuízo recorde na unidade de telemóveis
09 de Dezembro de 2015 às 15:48
  • ...

A popularidade dos smartphones alterou os hábitos dos consumidores. E o acesso à internet foi uma das principais alterações originadas pela forte presença dos smartphones no dia-a-dia dos portugueses, e não só.

 

No terceiro trimestre de 2015, o tráfego de internet móvel em Portugal aumentou 35,7%, "com o tráfego gerado pelas placas/modem a subir 26,9% e o tráfego gerado através do telemóvel a crescer 55,1%", de acordo com os dados disponibilizados esta quarta-feira, 9 de Dezembro, pela Anacom.

 

O número de utilizadores de internet em banda larga móvel aumentou 4,1% em comparação com o trimestre anterior e 22,6% face ao trimestre homólogo, atingindo um total de 5,5 milhões.

"A evolução da banda larga móvel tem sido impulsionada, sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, que neste trimestre já representavam 64,2% do total de utilizadores de telemóvel", o que representa um crescimento homólogo de 14,5 pontos percentuais, detalha o regulador do sector de telecomunicações.

No que diz respeito às quotas de clientes de banda larga móvel, a Meo é líder com 43%, seguindo-se a Vodafone e a Nos com 29,2% e 27,5%, respectivamente. "Em termos homólogos, a Nos e a Vodafone aumentaram a sua quota em 3,9 e em 0,9 pontos percentuais, respectivamente, enquanto a quota da Meo caiu 4,8 pontos percentuais".

Quanto ao tráfego, a liderança também pertence à operadora que em Julho passou para as mãos da Altice, com 34,7%, seguindo-se a Nos e a Vodafone, com 33,5% e 31,8%. De Julho a Setembro, a Meo foi a única operadora que aumentou a sua quota, sublinha a Anacom.

 

Receitas do acesso à internet fixo aumentam 29,7%

No que toca às receitas do serviço de acesso à internet fixa ("stand-alone" e de pacotes de serviços) nos primeiros nove meses do ano totalizaram 1.118,4 milhões de euros, um aumento de 29,7% face ao ano anterior. Só os proveitos através dos pacotes de serviços integrados representaram 87,6% do total.

No total, o tráfego de acesso à internet em banda larga (fixa e móvel) aumentou 10,1% no terceiro trimestre. Uma evolução que se deve sobretudo ao aumento de 9,1% do tráfego de banda larga fixa, que representa 95,2% do total, impulsionado pela popularidade dos pacotes de serviços integrados. Durante o mesmo período de análise, o número de subscritores destas ofertas aumentou mais de 11%.

"No caso da banda larga fixa estima-se que cerca de 94,4% dos clientes do serviço o tenham adquirido no âmbito de um pacote de serviços. No mesmo período, 63 em cada 100 famílias tinham banda larga fixa", aponta a Anacom.

A Meo também ocupa a liderança nos acessos fixos com uma quota de 45%, seguida pela Nos com 36% e pela Vodafone com 14%. Neste campo, a Vodafone e a Nos aumentaram a sua quota em 3,7 e 1,4 pontos percentuais, respectivamente, enquanto a Meo diminuiu a sua fatia em 3,9 pontos percentuais.

No final de Setembro a Meo tinha 44,2% do total do tráfego de banda larga fixa, a Nos tinha 41,4% e a Vodafone 8,1%.

No total, o número de acessos de banda larga fixa atingiu 3,07 milhões no final de Setembro, um aumento de 11% face ao mesmo período de 2014.

Ver comentários
Saber mais Portugal telecomunicações Vodafone Meo Nos internet smartphones
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio