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Lucro trimestral da Meta sobe 26% para 17,35 mil milhões e bate expectativas

As receitas da dona do Facebook e Instagram aumentaram 19%, totalizando 40.589 milhões de dólares, acima dos 40.250 milhões esperados. 

Para o Saxo, nos últimos anos 'o Facebook passou de um centro de jovens para uma plataforma destinada aos 'boomers' (termo utilizado para os indivíduos nascidos logo após a II Guerra Mundial).

Segundo um estudo do próprio Facebook, os jovens agora passam mais dois a três anos da sua vida no TikTok do que no Instagram. O Snapchat continua a ser o meio preferido para comunicarem com os amigos.

Para o banco, o novo nome da rede social, Meta, funciona 'como os letreiros que estão presentes na zona frontal dos maços de tabaco'. Neste cenário, 'os investidores vão entender que os jovens se estão a desvincular do Facebook'.

Neste panorama, 'numa estratégia desesperada, a Meta tenta adquirir o Snapchat ou o TikTok enquanto aplica milhares de milhões de dólares num metaverso assustador que vigia mais do que nunca os utilizadores'.

Diante desta situação, o Facebook perde 30% do valor do mercado e o monopólio de Mark Zuckerberg é destruído.
Josh Edelson/AFP
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A Meta alcançou lucros de 17.350 milhões de dólares no terceiro trimestre, uma subida de 26% face aos 13.748 milhões de dólares registados em igual período de 2023, informou esta quarta-feira a dona do Facebook e Instagram. Os números superaram as expectativas dos analistas, que apontavam para resultados líquidos de cerca de 16.330 milhões de dólares. 

As receitas aumentaram 19%, totalizando 40.589 milhões de dólares, ligeiramente acima dos 40.250 milhões de dólares esperados. 

"Tivemos um bom trimestre impulsionado pelo progresso da IA nas nossas aplicações e negócios", disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta.  

A gigante tecnológica indicou que prevê receitas entre 45 mil e 48 mil milhões de dólares no trimestre atual – em linha com as expectativas dos analistas de 46 mil milhões de dólares - e aponta para que as despesas totais no conjunto de 2024 fiquem no intervalo entre os 96 mil e 98 mil milhões de dólares, um valor idêntico ao que anteriormente antecipava.  

A empresa adiantou também que o investimento (capex) ascenda a um valor entre 38 mil e 40 mil milhões de dólares, uma revisão em alta face aos anteriores 37 mil a 40 mil milhões de dólares. A empresa disse que espera que o investimento continue a crescer significativamente em 2025. Além disso, prevê uma "aceleração significativa" das despesas relativas às infraestruturas no próximo ano. 

A unidade Reality Labs da Meta, que inclui as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, registou perdas operacionais de 4,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, ligeiramente abaixo dos 4,68 mil milhões antecipados pelos analistas.  

Desde 2020, refere a CNBC, que a Reality Labs gerou perdas acumuladas de cerca de 58 mil milhões de dólares, decorrentes dos fortes investimentos em hardware e software daquilo que Zuckerberg considera a "nova era na computação". As vendas nesta unidade aumentaram 29% em termos homólogos para os 270 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, bastante abaixo das expectativas dos analistas de 310 mil milhões de dólares. 

As receitas do negócio de publicidade da Meta atingiram 39,9 mil milhões de dólares no trimestre, um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior. A publicidade representou 98,3% da receita total da Meta. 

A dona do Facebook e Instagram disse que o número de pessoas ativas diariamente cresceu 5% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre, para 3,29 mil milhões de dólares, o que foi inferior às expectativas dos analistas de 3,31 mil milhões de dólares. 

Quanto à divisão da Reality Labs, a Meta continua a prever que as perdas operacionais aumentem significativamente face ao ano passado "devido aos atuais esforços de desenvolvimento de produtos e investimentos para dar escala ao ecossistema". 

Na negociação "after-hours" as ações da Meta recuam mais de 2%.

Notícia atualizada às 21:08 com mais informação

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