Notícia
Código fonte do Twitter exposto na internet
Código fonte foi publicado na plataforma GitHub, que foi notificada para o retirar. Durante a onda de despedimentos, Musk chegou mesmo a congelar o código-fonte da rede social.
O Twitter avançou com uma ação em tribunal, após ter sido publicado na popular plataforma de divulgação de código aberto, GitHub, o código-fonte que sustenta a rede social, sem o consentimento da empresa.
A notícia está a ser avançada por vários órgãos internacionais de comunicação social, que citam documentos judiciais.
O código foi publicado no GitHub por um utilizador com o nome de "FreeSpeechEnthusiast" (o equivalente em português para "um entusiasta do discurso livre"), o que pode ser uma menção à liberdade de expressão defendida por Elon Musk nas redes sociais como um dos argumentos para justificar a compra do Twitter por 44 mil milhões de dólares.
O processo, que deu entrada num tribunal da Califórnia nos EUA, refere que o GitHub foi notificado judicialmente para retirar o código do site, o que acabou por acontecer. Ainda não está claro durante quanto o tempo o código-fonte ficou disponível online.
Desde que comprou o Twitter o ano passado, Elon Musk tem trabalhado para evitar possíveis atos de sabotagem, segundo as informações prestadas por trabalhadores ao Financial Times.
Desde a aquisição da rede social, o empresário sul-africano já despediu cerca de metade da força de trabalho da empresa, tendo durante estes processos congelado temporariamente o código-fonte, para evitar acessos indesejados.