Notícia
Trump bloqueia oferta apoiada por chineses devido a riscos de segurança
O presidente norte-americano, Donald Trump, travou um investidor apoiado por chineses de comprar a Lattice Semiconductor, avança a Bloomberg. O motivo prendeu-se com questões de segurança, tendo sido apenas a quarta vez em 25 anos que tal acontece.
A Canyon Bridge Capital Partners, uma empresa de private equity sedeada em Silicon Valley, nos EUA, e com uma representação em Pequim, na China, viu ser-lhe travada a oferta de compra sobre a tecnológica norte-americana Lattice Semiconductor.
Foi apenas a quarta vez em 25 anos que um presidente dos EUA ordenou que a compra de uma empresa norte-americana por estrangeiros fosse travada devido a riscos de segurança nacional. Segundo a Bloomberg, citando a Casa Branca e o Departamento do Tesouro, Trump tomou a decisão com base na recomendação de um painel multi-agências do governo.
Os riscos de segurança deste negócio incluem, segundo a Casa Branca, o papel do governo chinês no apoio a esta compra, a importância – para o governo dos EUA - da integridade da cadeia de fornecimento de semicondutores e a utilização de produtos da Lattice pela Administração norte-americana.
O facto de os EUA terem bloqueado esta oferta de compra de um investidor que é apoiado por uma gestora de activos estatal chinesa constitui um mau augúrio para vários outros compradores chineses que procuram a aprovação das autoridades de segurança norte-americanas para as suas aquisições, sublinha a agência noticiosa.
Com efeito, a Administração Trump tem mantido uma posição dura contra a compra de empresas norte-americanas por parte de chineses, apesar de a China estar a ajudar na tentativa de resolução da crise nuclear com a Coreia do Norte.
Segundo a Bloomberg, entre outros negócios chineses que estão a ser analisados conta-se a proposta de venda da MoneyGram International à Ant Financial, a empresa de serviços financeiros controlada pelo multimilionário chinês Jack Ma – que é também o fundador da Alibaba.
O governo dos EUA está também a avaliar um acordo do conglomerado chinês HNA Group para comprar uma participação na SkyBridge Capital – a gestora de fundos que foi criada por Anthony Scaramucci, que foi director de comunicação da Casa Branca apenas durante 10 dias.
Este negócio agora vetado previa que a Lattice, sedeada em Portland (estado de Oregon), fosse vendida por 1,3 mil milhões de dólares à Canyon Bridge – tendo esta intenção sido anunciada em Novembro passado.
A aquisição de empresas norte-americanas, como esta fabricante de semicondutores, por parte de compradores de fora dos EUA é sempre analisada pelo Comité de Investimento Estrangeiro norte-americano, num painel composto por representantes do Tesouro, Departamento de Estado, Departamento da Segurança Interna e Departamento da Defesa. Quando um negócio não lhe agrada, o comité pode recomendar ao presidente do país para que o bloqueie – que foi o que aconteceu neste caso.
A Lattice e a Canyon Bridge apresentaram três vezes a sua proposta, sem nunca terem obtido aprovação. A empresa norte-americana foi o primeiro alvo de aquisição da Canyon Bridge – estando este fundo mandatado para investir em tecnológicas do sector dos semicondutores, sobretudo nos EUA.
A Canyon Bridge, explica a Bloomberg, está a investir em nome de um fundo chinês de capital de risco que é apoiado pela China Reform Fund Management, uma gestora de activos estatal.