Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TIC: Cavaco Silva alerta para a necessidade de criar políticas de segurança e privacidade

Cavaco Silva diz que a recente aposta na criação de um mercado único digital na Europa requer "investimento" e será um processo que vai levar algum tempo e incluir "várias gerações".

Pedro Elias/Negócios
20 de Outubro de 2015 às 13:24
  • 2
  • ...

O Presidente da República sublinhou que o desenvolvimento tecnológico, e a criação de um mercado único digital, traz "benefícios para toda a sociedade" como a "criação de emprego". Mas, alertou para a necessidade de acompanhar este caminho com políticas de privacidade e de segurança, destacando ainda a importância da regulação.

 

Cavaco Silva considera que o desenvolvimento tecnológico, e nomeadamente a aposta de Bruxelas na criação de um mercado único digital, traz "benefícios para toda a sociedade". "Tal como aconteceu no passado, com a construção de estradas ou com a  electricidade, o desenvolvimento de novas tecnologias pode mudar para sempre a sociedade", disse o Presidente da República durante a sessão de abertura do ICT 2015, que este ano decorre em Lisboa.

 

Um dos benefícios desta evolução, destacado por diversas vezes  por Cavaco Silva durante o seu discurso, passa pela criação de emprego, tendo em conta que "para muitas pessoas, que perderam o emprego, é um tempo de incerteza".

 

No entanto, também deixou alguns alertas para as dezenas e dezenas de pessoas que encheram o auditório antes da sessão de abertura dar o tiro de partida, tendo levado a organização a transmitir em directo os discursos dos vários convidados noutro auditório.

Tal como aconteceu no passado, com a construção de estradas ou com a  electricidade, o desenvolvimento de novas tecnologias pode mudar para sempre a sociedade
Cavaco Silva

 

Para Cavaco Silva "uma mudança desta escala", com a recente aposta da criação de um mercado único digital no velho continente,  requer "investimento" e será um processo que vai levar algum tempo e incluir "várias gerações". 

 

Uma das prioridades destacadas por Cavaco Silva é a implementação de "regulação" e "transparência", nos media e nas telecomunicações", por exemplo, de maneira a assegurar "privacidade e segurança" para todos os cidadãos.

 

O evento organizado pela Comissão Europeia está a decorrer esta terça-feira, 20 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. E contará com intervenções de vários responsáveis de Bruxelas e presidentes executivos de diversas empresas até à próxima quinta-feira, 22 de Outubro.

 

Gunther Oettinger, comissário europeu, Francine Closener, secretária de Estado da Economia do Luxemburgo e Hans Olaf Henkel, do Parlamento Europeu, foram os restantes convidados da sessão de abertura do evento que pretende analisar e debater a situação e o papel da Europa no campo digital.

 

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Cavaco Silva Comissão Europeia ICT 2015 TIC tecnologias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio