Notícia
Startup Powerdot vence principal prémio de empreendedorimo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa
A empresa que gere a segunda maior rede de postos de carregamento elétrico no país recebeu o Prémio João Vasconcelos, em memória do ex-Secretário de Estado da Indústria, e vai ter oportunidade de subir ao palco da Web Summit.
A startup Powerdot venceu o Prémio João Vasconcelos, o galardão da Fábrica de Unicórnios de Lisboa que distingue o empreendedor, a equipa ou a startup que mais se destacam no ano dentro do ecossistema tecnológico.
Fundada em 2018, a Powerdot desenvolve soluções de carregamento de viaturas elétricas para espaços comerciais e de retalho. Tem oito mil pontos na Europa, estando 1.400 em Portugal, onde tem a segunda maior rede do país, atrás da Galp. Em fevereiro deste ano, a empresa recebeu um investimento de 100 milhões de euros do Grupo Arié e da Antin Infrastructure Partners.
O prémio João Vasconcelos foi criado em 2019, depois da morte do ex-secretário de Estado da Indústria. O dirigente tinha sido o diretor fundador da Fábrica de Unicórnios de Lisboa que, na altura, se chamava Startup Lisboa.
Nesse ano, o galardão foi entregue a Daniela Braga, da Defined.ai. Nos anos seguintes venceram André Jordão, da Barkyn (2020), os fundadores da startup Sensei (2021), a equipa da Coverflex (2022) e Jon Fath, da fintech Rauva (2023).
Com este prémio, a equipa da Powerdot terá também a oportunidade de apresentar o seu projeto em palco na edição da Web Summit deste ano, que terá lugar de 11 a 14 de novembro, em Lisboa.
Para além do Prémio João Vasconcelos, foram também entregues o Prémio Ecossistema a Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health; o Prémio Startup Mais Promissora à Framedrop, o Prémio Melhor Startup de Impacto à Goparity e o Prémio Melhor Startup Universitária à Lampsy.
"Os Entrepreneurship Awards celebram o trabalho realizado no desenvolvimento de inovação em Portugal pelos empreendedores, crítico para o crescimento da economia, através da captação de investimento e criação de postos de trabalho, objetivos-chave da Unicorn Factory Lisboa", indica Gil Azevedo, CEO da Fábrica de Unicórnios de Lisboa, em comunicado.
Presente no evento esteve também Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, que destacou que "os Entrepreneurship Awards são um grande momento da Fábrica de Unicórnios, em que reconhecemos os melhores entre os melhores. Mas este ano decidimos ir mais além, com o maior prémio de inovação social da Europa. É o momento em que colocamos a criatividade e as competências do setor tecnológico ao serviço das pessoas. Para além das mais de 15 mil oportunidades de emprego criadas, a Fábrica de Unicórnios passa a desempenhar um papel na resolução dos grandes desafios da cidade, como a educação, a saúde ou a imigração."
Para além dos prémios de Empreendedorismo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa, foram também anunciados os finalistas do Prémio de Inovação Social "Lisboa Innovation For All", uma iniciativa da Câmara de Lisboa, organizada pela Fábrica de Unicórnios e apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação, que vai atribuir um prémio total de 360 mil euros a três projetos com o maior impacto na vida dos cidadãos da capital do país.