Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Start Campus recebe dia 2 os primeiros clientes no centro de dados de Sines

A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do centro de dados em hiperescala em Sines, vai na segunda-feira receber os primeiros clientes do projeto.

DR
28 de Setembro de 2023 às 21:40
  • ...
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do centro de dados em Sines, vai receber na segunda-feira os primeiros clientes da fase inaugural do projeto, de configuração do primeiro edifício, segundo anunciou a empresa em comunicado.

O edifício, "que estará totalmente operacional até março de 2024, marca o início do desenvolvimento de um dos maiores campus de centros de dados da Europa", revela a Start Campus. Esta infraestrutura, denominada Sines 4.0, fornecerá energia 100% verde aos servidores e até 495 megawatts (MW) de capacidade em seis edifícios.

"Embora acordos de confidencialidade nos impeçam de divulgar a identidade de todos os primeiros clientes, em que se inclui 'hysperscalers cloud providers', a Start Campus irá receber os seus parceiros de conectividade – a EXA Infrastructure, a DE-CIX e a Colt, três fornecedores de 'internet connection exchange'", indica a empresa.

"Na Start Campus, acreditamos em alargar os limites do que é possível no ecossistema dos centros de dados, pelo que estamos particularmente contentes com a entrada dos primeiros clientes que se alinham com a nossa visão de tornar a tecnologia e os dados 100% sustentáveis, reduzindo de forma decisiva a pegada carbónica desta indústria", refere Afonso Salema, CEO da Start Campus, citado no comunicado.

O projeto Sines pretende criar um 'campus' "Hyperscaler Data Centre", com capacidade de 495 MW, num investimento até 3,5 mil milhões de euros. A empresa espera que sejam criados até 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos até 2028.

"A localização do projeto Sines 4.0 permite que Portugal atue como um centro de conetividade para a Europa, fornecendo acesso através da ligação de cabos transatlânticos e rotas de rede terrestre", indicam ainda.
Ver comentários
Saber mais Empresas Investimentos Sines Europa Portugal DE-CIX Colt
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio