Notícia
Siemens compra empresa de software por 4,5 mil milhões de dólares
Esta é a maior compra da companhia alemã desde 2014. A norte-americana Mentor Graphics é especialista em software industrial.
A Siemens fechou a sua maior aquisição no espaço de dois anos. A empresa alemã comprou a Mentor Graphics por 4,5 mil milhões de dólares (4,19 mil milhões de euros).
A companhia norte-americana produz software industrial, isto é, soluções tecnológicas para a engenharia electrotécnica e a produção de bens electrónicos.
A Siemens vai pagar 37,25 dólares por acção da companhia, um valor 21% acima do preço de fecho da acção na sexta-feira.
Esta compra "vai permitir-nos fornecer o mundo com o nosso portefólio de software industrial", disse o administrador da Siemens, Klaus Helmrich em comunicado. "Isto vai complementar a nossa forte oferta em mecânica e software com design, testes e simulação de sistemas eléctricos e electrónicos".
Esta aquisição insere-se na nova estratégia da Siemens que quer apostar mais nos soluções e aplicações industriais em detrimento dos produtos focados no consumidor.
Sob a liderança do presidente executivo Josef Kaeser, a Siemens tem-se focado mais nas soluções industrias, de forma a reforçar a sua própria produção. A companhia também está a apostar num portefólio com menos produtos.
A companhia norte-americana é a maior aquisição da Siemens desde a compra da Dresser-Rand Group em 2014 por 7,6 mil milhões de dólares.
A empresa espera aumentar as suas receitas em mais de 100 milhões de euros com esta compra, no espaço de quatro anos.
Na área da saúde, a Siemens anunciou recentemente que vai fazer uma cisão com esta unidade, para depois entrar em bolsa. A Siemens é o maior produtor mundial de equipamento para diagnóstico e imagiologia.