Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido lança hoje primeiros terminais UMTS

A Hutchinson 3G, filial da empresa asiática Hutchinson Whampoa, foi o primeiro operador a lançar os primeiros terminais UMTS na Europa, tendo escolhido o Reino Unido para realizar esse lançamento.

03 de Março de 2003 às 17:28
  • ...
A Hutchinson 3G, filial da empresa asiática Hutchinson Whampoa, foi o primeiro operador a lançar os primeiros terminais UMTS na Europa, tendo escolhido o Reino Unido para realizar esse lançamento.

O terminal UMTS, denominado «3», foi distribuído hoje no Reino Unido em dezenas de lojas em todo o país, disse o porta voz da empresa, citado pela agência «Europa Press».

«Os clientes poderão ver os telemóveis, visionar alguma demonstrações das capacidades, ver o sistema de vídeo e ver tudo o que é possível fazer com este tipo de terminais», segundo a mesma fonte.

Os possíveis clientes destes novos aparelhos, contudo, terão que aguardar durante algumas semanas para utilizarem os seus telefones. A filial da empresa asiática irá vender ao público os terminais a partir de meados de Março.

A Hutchinson, em Agosto de 2002, tinha dito que pretendia lançar o UMTS em Outubro do ano passado, no Reino Unido e na Itália, mas resolveu atrasar até 2003 devido a problemas técnicos.

O terminal «3» irá chegar a 60% da população britânica, nas principais cidades do país, revelou o mesmo responsável.

A Hutchinson Whampoa possui dez licenças de UMTS em todo o mundo, seis das quais na Europa (Reino Unido, Irlanda, Itália, Áustria, Dinamarca e Suécia).

Em Portugal, o lançamento desta tecnologia também irá sofrer atrasos. Na semana passada, o Iriarte Esteves, presidente da TMN, operadora móvel nacional detida pela Portugal Telecom [PTC], afirmou que é necessário que haja um novo adiamento do UMTS, por mais seis meses a um ano.

António Casanova, presidente da Optimus, também já havia dito que a empresa pretende o adiamento comercial do lançamento de serviços de UMTS por antever dificuldades na disponibilização da tecnologia antes de meados de 2004.

A Vodafone Telecel, por sua vez, está aberta a discutir com o Governo um novo modelo de investimentos dos projectos do UMTS para o desenvolvimento da sociedade de informação, defendendo o ajuste dos valores aos atrasos verificados na tecnologia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio