Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Plataforma tecnológica Manta investe um milhão de euros em Portugal

A plataforma de “data lineage” Manta vai instalar um escritório no mercado português, com um investimento previsto de um milhão de euros no país. A empresa quer contratar 50 pessoas até ao final do ano.

Bloomberg
20 de Abril de 2022 às 09:00
  • ...

A Manta, uma plataforma de "data lineage", que permite desenhar um mapa de fluxos de dados, vai instalar um escritório em Portugal, que estará operacional no outono. A empresa detalha que este investimento se cifra em um milhão de euros, com o objetivo de "impulsionar o crescimento da empresa". 


Fundada em 2016, a empresa está a expandir o negócio, depois de já marcar presença em Praga, Nova Iorque, Flórida ou Dublin. A criação de uma presença física no mercado português é feita através de um centro de engenharia e produto, que será instalado na capital do país. 

Ao Negócios, Cláudia Leitão, responsável de pessoas e cultura da Manta, explica que o "core da atividade está nos Estados Unidos", mas que a "grande aposta dos próximos anos será desenvolver o mercado de EMEA [Europa, Médio Oriente e África] e APAC [Ásia-Pacífico]". Nesse contexto, "Portugal estará necessariamente no futuro mapa de desenvolvimento comercial, mas acima de tudo o que a Manta procura no mercado nacional é o reforço da sua pool de talento especializado." A empresa destaca que pretende investir em talento no mercado português e, até ao final do ano, quer contratar 50 pessoas. Dessa forma, abre a porta a diversas vagas para perfis como programadores Java, engenheiros "DevOps", engenheiros de suporte, consultores de integração ou ainda gestores de produtos.

"A criação do nosso Tech Hub já arrancou no início do ano e temos vindo a centrar as nossas pesquisas em profissionais nacionais especializados no setor das tecnologias da informação que irão desenvolver novas funcionalidades do nosso produto e que poderão igualmente prestar serviços a outras geografias, nomeadamente nos Estados Unidos e EMEA, onde atualmente estão localizados os nossos clientes", detalha Cláudia Leitão. 

Esta responsável detalha que o Tech Hub em Lisboa "está atualmente localizado em Marvila, num co-working space, mas apenas temporariamente", já que o "objetivo será fechar em breve um espaço no Parque das Nações, onde sabemos que temos uma oferta mais moderna e sofisticada." O comunicado da empresa detalha que o centro em Portugal irá contar com 1.500 metros quadrados de dimensão, sendo destacado que a companhia irá apostar num modelo de "trabalho híbrido", que pretende estar focado na colaboração.

A empresa já tem "15 pessoas alocadas à equipa de Portugal nas áreas de engenharia, produto, partnerships, people & culture e finance." A Manta garante que pretende "investir na relação com as principais faculdades de engenharia informática" como uma forma de obter talento, mas que "terá acima de tudo uma maior preocupação com a criação de uma equipa experiente, que consiga tomar a liderança no desenvolvimento de novas funcionalidades do nosso produto."

A solução de Data Lineage desenvolvida pela companhia "permite às empresas simplificar as suas bases de dados, bem como prevenir e identificar incidentes que potencialmente impactam as empresas em milhões de euros", explica Cláudia Leitão. "Devido à complexidade do produto, a Manta centra-se sobretudo no segmento enterprise, mas a verdade é que data lineage é um mundo ainda pouco explorado, daí o facto de sermos pioneiros", acrescenta. "Acreditamos que o nosso produto tem o potencial de ajudar outras empresas mais jovens e de pequena ou média dimensão, daí também estarmos sempre atentos ao desenvolvimento de novas funcionalidades, mais ágeis e mais versáteis."

Ver comentários
Saber mais Manta plataforma data lineage investimento escritório
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio