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Pior semana de lançamento do iPhone tira 45 mil milhões à Apple
Na semana em que lançou o novo iPhone8, a Apple teve uma semana negativa em bolsa, reflectindo o fraco entusiasmo com o novo produto da tecnológica.
Longas filas de pessoas à espera várias horas para serem as primeiras a comprar os novos iPhone são coisas do passado. Hoje, em Sidney, onde o novo smartphone da Apple foi colocado pela primeira vez à venda, a Reuters contou menos de 30 pessoas à porta da loja da empresa norte-americana.
Sendo certo que nos lançamentos mais recentes da Apple já não existiram longas filas, este fraco entusiasmo espelha também as classificações não muito positivas que têm sido efectuadas ao iPhone8. Muitos especialistas encontram poucas alterações face ao modelo anterior.
A reduzida adesão que está a existir para já ao iPhone8 pode também ser explicada pelo facto de a Apple ter adiado para Novembro o lançamento do seu produto estrela, o iPhone X, que só vai chegar às lojas em Novembro.
As vendas arrancaram hoje no mercado asiático, sendo que também na China não se verificou o entusiasmo do passado. O que já era expectável, tendo em conta que as pré-encomendas do iPhone8 caíram bastante. Houve pré-encomendas de 1,5 milhões de iPhone 8 no website retalhista chinês JD.com nos três dias que se seguiram à apresentação do produto, quando no período comparável para as encomendas do iPhone 7 esse número foi de 3,5 milhões.
Nas últimas semanas foram vários os especialistas a avançarem com comentários não muito favoráveis aos vários produtos que a Apple lançou a 12 de Setembro. Não só o iPhone8, mas também o Apple Watch e a Apple TV 4K.
Este sentimento negativo reflectiu-se na evolução das acções da Apple, que esta sexta-feira estão a desvalorizar mais de 1%, elevando as quedas acumulada na semana para mais de 5%. A MarketWatch foi fazer as contas e concluiu que esta foi mesmo a pior semana de lançamento de novos produtos para a Apple, no que diz respeito ao desempenho bolsista.
Uma desvalorização que roubou 45 mil milhões de dólares à capitalização bolsista da Apple, que continua a ser a cotada mais valiosa do mundo.
Outras métricas também mostram que este é um mau momento para a Apple. Desde que os novos produtos foram apresentados (a 12 de Setembro) as acções recuam mais de 6%, o que segundo a Dow Jones também é o pior registo de sempre para a Apple entre datas de apresentação e lançamento. O anterior aconteceu no lançamento do iPhone5s e 5c, sendo que nessa altura os títulos caíram mais de 5% logo no primeiro dia.
Se há analistas que mostram preocupação com a evolução da Apple, outros dizem que será uma boa oportunidade tirar partido da queda no curto prazo para ganhar a longo prazo. Isto porque o iPhone X, que vai custar mil dólares, só será lançado em Novembro e é este o produto em que a Apple está a apostar.