Notícia
Nokia e Alcatel confirmam negociações avançadas
A Nokia e a Alcatel-Lucent já confirmaram estar em negociações, mas alertam para o facto de ainda não ser certo que estas cheguem a bom porto. Os investidores parecem estar confiantes: as acções da Alcatel já dispararam mais de 18% para um máximo de 2008.
Na segunda-feira, 13 de Abril, à noite foi noticiado que a Nokia e a Alcatel-Lucent estavam em negociações com vista a uma fusão. Esta terça-feira as empresas já emitiram um comunicado a confirmar a história.
"Em relação à especulação recente, a Nokia e a Alcatel-Lucent confirmam que estão em negociações avançadas com o objectivo de uma potencial combinação total [dos negócios], que pode tomar a forma" de uma oferta pública de aquisição (OPA) da Nokia sobre as acções da Alcatel.
"Nesta altura, não pode haver certezas de que estas negociações vão resultar em qualquer acordo ou transacção", afirmam as empresas em comunicado, prometendo dar mais informações "quando for apropriado".
Apesar do aviso os investidores parecem confiantes. As acções da Alcatel-Lucent já estiveram a subir 18,35% para 4,572 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde Maio de 2008. Entretanto os ganhos forma moderados e os títulos estão a subir 14% para 4,404 euros.
Já a Nokia está em sentido contrário. As acções da empresa estão a deslizar 6,11% para 7,295 euros, tendo chegado a recuar 8,30%.
A Bloomberg adianta que a Nokia está a tentar o apoio do Governo francês para avançar com esta operação, numa altura em que a Nokia e a Alcatel estão a sofrer com a concorrência da sueca Ericsson e da chinesa Huawei. Por seu lado o Executivo francês quer garantir postos de trabalho, segundo a mesma agência.
Actualmente estas empresas dedicam-se, sobretudo, ao fabrico de equipamentos que permitem o acesso às redes, como as antenas que transmitem as chamadas móveis e transmissão de dados.