Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias em queda pela primeira vez em seis sessões

As bolsas europeias encerraram em terreno negativo depois de terem atingido um novo máximo histórico durante a sessão. A pressionar estiveram, sobretudo, a banca e o sector automóvel. As cotadas que mais caíram na Europa foram os bancos gregos.

14 de Abril de 2015 às 17:28
  • ...

As bolsas europeias encerraram em queda esta terça-feira, 14 de Abril, pela primeira vez em seis sessões. A contribuir para a tendência negativa estiveram, sobretudo, a banca e o sector automóvel.

 

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, deslizou 0,47% para 411,7 pontos, depois ter atingido um novo máximo histórico durante a sessão nos 414,67 pontos.

 

Entre as principais praças europeias, a maior queda foi protagonizada pela bolsa de Atenas, que desvalorizou 2,86%, num contexto de incerteza em relação ao futuro do país no euro. Os parceiros europeus aguardam a entrega da lista de reformas por parte do Governo de Atenas até ao final desta semana. O objectivo é que a lista fique fechada o mais cedo possível para que o Eurogrupo possa dar luz verde às reformas na reunião de dia 24, de forma a poder desembolsar dinheiro para Atenas.

 

Os ibéricos PSI-20 e IBEX também estão entre os índices que mais desvalorizaram esta terça-feira, com perdas de 1,21% e 1,36%, respectivamente. O índice espanhol atingiu máximos de Janeiro de 2010 na sessão de ontem, com o impulso do Santander e da Telefonica.

 

"Naturalmente, o ar está a ficar mais rarefeito e as cotações são elevadas", referiu, em declarações à Bloomberg, Heinz-Gerd Sonnenschein, estratego do Deutsche Postbank, em Berlim. "Depois de tantas subidas, está a tornar-se muito arriscado para os investidores atirarem-se simplesmente para o mercado. Vamos concentrar-nos na época de apresentação de resultados e ver que perspectivas nos dão as empresas para termos mais pistas".

 

Os bancos gregos estiveram entre as cotadas que mais desvalorizaram na Europa, na sessão de hoje. Destaque para o Alpha Bank, que afundou 10,78% e para o National Bank of Greece, que perdeu 5,26%.

 

Em destaque esta terça-feira, estiveram também as acções da Nokia, que desvalorizaram 3,6% depois de a empresa ter confirmado que está em negociações para comprar a Alcatel-Lucent. As acções da empresa francesa foram as que mais subiram na Europa, com um avanço de 16%. 

Ver comentários
Saber mais Europa Atenas economia negócios e finanças macroeconomia mercado e câmbios bolsa Alpha Bank National Bank Nokia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio