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Musk foca-se na expansão da Tesla após lucro abrir caminho para o S&P 500
O líder da fabricante automóvel sublinha o rápido crescimento da empresa, mas mostrou-se mais ambicioso na conferência que sucedeu à apresentação de resultados. Agora, a Tesla olha para uma entrada no S&P 500.
25 de Julho de 2020 às 14:00
A Tesla conseguiu permanecer rentável mesmo no meio de uma pandemia, mas há algo que ainda incomoda Elon Musk: a fabricante de carros elétricos não está a crescer rápido o suficiente.
O lucro trimestral divulgado pela Tesla na quarta-feira marcou o quarto trimestre de ganhos consecutivos, o que novamente surpreendeu analistas de Wall Street e pode abrir caminho para que as ações da empresa sejam incluída no S&P 500. Mas o CEO da Tesla não está disposto a tirar o pé do acelerador e anunciou que a empresa construirá outra fábrica no Texas, além de dar continuidade ao corte de custos dos seus modelos.
"O que mais me incomoda é que nossos carros não são acessíveis o suficiente e precisamos de alterar isso", disse Musk durante uma teleconferência com analistas. "Queremos ser um pouco rentáveis, maximizar o crescimento e tornar os carros mais acessíveis o quanto for possível. É isso que queremos alcançar".
Os resultados validam o esforços não convencionais de Musk para sustentar os ganhos no meio da crise de saúde, que deve causar perdas a outras fabricantes norte-americanas. E o lucro valorizou ainda mais o já elevado preço das ações da Tesla, que quadruplicou desde março, em parte com base na especulação de que o título poderia fazer parte do S&P 500.
Os resultados validam o esforços não convencionais de Musk para sustentar os ganhos no meio da crise de saúde, que deve causar perdas a outras fabricantes norte-americanas. E o lucro valorizou ainda mais o já elevado preço das ações da Tesla, que quadruplicou desde março, em parte com base na especulação de que o título poderia fazer parte do S&P 500.
A empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, beneficiou dos mandatos para que fabricantes vendam veículos elétricos e outros modelos não poluentes na proporção de sua participação no mercado, ou compensem qualquer deficiência ao comprar créditos de outras fabricantes. No ano passado, a Fiat Chrysler Automobiles disse que iria combinar a sua frota com a da Tesla para cumprir novos e rigorosos regulamentos ambientais na Europa.
A Tesla torna-se uma fabricantes global, com uma nova fábrica em Xangai e outra com projeto de construção na Alemanha. Agora, expande a capacidade dos EUA com a fábrica no Texas. A Tesla disse que a fabricação das linhas do Model Y na unidade de Xangai caminha conforme o planeado, com as primeiras entregas previstas para 2021.
Musk disse que a procura por modelos da Tesla supera a oferta e que o maior problema da empresa é resolver os problemas da cadeia de suprimentos.
Enquanto as vendas de veículos elétricos ainda representem apenas uma fração do comércio de carros novos, a Tesla conquistou liderança no mercado em rápido crescimento. As vendas globais de veículos elétricos superaram 2,1 milhões de unidades no ano passado, menos de 3% das vendas totais de carros, mas um aumento de 40% em relação a 2018, de acordo com a Agência Internacional de Energia.