Notícia
Moody’s corta rating de crédito da Sony
A fabricante japonesa de electrónica, Sony, viu o seu rating de crédito cortado pela agência Moody’s.
A agência de rating Moody’s espera que os ganhos provenientes do “core” business da Sony continuem a ser afectados pela concorrência e pela “significativa” pressão do mercado.
A Moody’s mostra-se principalmente preocupada, segundo a BBC, pelo negócio da televisão e dos computadores pessoais, ambos com uma concorrência “muito intensa”, em termos globais.
Em Outubro último, a Sony havia revisto em baixa o seu lucro annual em 40%, recordou a mesma fonte. A companhia, nessa altura anunciou que esperava um lucro de 30 mil milhões de ienes, no final de Março de 2014.
A BBC recorda que a área da televisão tem sido uma das que está a registar maior concorrência, nomeadamente da Samsung e da LG. Já o mercado de câmaras digitais e de computadores tem vindo a perder terreno, no momento em que os “smartphones” e os Tablet PC ganham terreno.
Quanto ao segmento de "smartphones" e tablet PC, onde tem havido maior dinamismo, a Sony ainda está a tentar encontrar o seu caminho. Com o surgimento de "phablet" (dispositivo entre o smartphone e o tablet pc), a Sony decidiu passar a designar Xperia Z ultra, inicialmente um smartphone, de tablet PC.
Em comunicado, a Moody’s esclarece que “de uma forma global, a Sony fez progressos ao se reestruturar, continuando a ser rentável em vários negócios, mas continua a enfrentar desafios para sustentar este desempenho”. Assim, o rating da Sony passa de Ba1 para Baa3.