Notícia
Microsoft quer tornar Portugal numa referência no mercado das aplicações
A Microsoft quer incentivar todos aqueles que pretendem lançar aplicações no seu sistema operativo. “Queremos tornar Portugal numa referência”, na área das “apps” para o Windows 8.1, adiantou Miguel Vicente, membro da equipa de aplicações da subsidiária nacional.
A Microsoft quer afirmar a nova versão do novo sistema operativo, o Windows 8.1, que já pode ser descarregada online e será vendida a partir desta sexta-feira nas lojas.
A gigante norte-americana criou uma iniciativa local, a App Me Up, onde convida quem quer participar e arriscar-se neste mundo das aplicações.
Miguel Vicente reiterou que “é uma oportunidade” a forma como a Microsoft colocou o sistema operativo para este receber as novas aplicações.
Andreas Vilela é um dos portugueses que se lançou neste mercado. Depois do jogo “Kill the Duck”, para o Windows 7, agora é a vez Backgrounds Wallpapers HD, uma aplicação gratuita de imagens para fundos de ecrã.
Em Agosto de 2012 viu que este mercado dos “wallpapers” tinha um grande potencial e ao final de um ano, esta aplicação já registou 1,5 milhões de downloads, com 10 milhões de acessos. “Temos 5 mil downloads por dia e a publicidade varia por mês, mas é mais ou menos um salário médio em Portugal”, explicou Andreas Vilela, no evento da Microsoft.
"Hoje basta uma ideia viável", apesar de ser "preciso avaliar e depois muito trabalho”, concluiu.
Com este novo sistema operativo Windows 8.1, a Microsoft vai lançar novas aplicações como a de homebanking do Millenium e a de notícias Niiiws, entre outras.
Rita Santos, directora do Windows na Microsoft Portugal, apresentou a nova versão do sistema operativo, evidenciando a capacidade de personalização deste novo Windows 8.1 e a possibilidade de ter vários ecrãs abertos e estes serem redimensionáveis.
A Windows Stores já ultrapassou as 100 mil aplicações.
O Windows 8, lançado em Outubro de 2012, foi apresentado por Steve Balmer, o CEO da Microsoft, como um momento decisivo para a empresa. Um ano depois, a empresa lança agora uma nova versão.