Notícia
Michael Dell compra a empresa que fundou po 24,9 mil milhões
A batalha entre os accionistas da fabricante de computadores Dell terminou. O fundador, Michael Dell, que também é director executivo da empresa, vai comprar a empresa por 24,9 mil milhões de dólares.
Os accionistas votaram, esta quinta-feira, a favor da proposta de Michael Dell de adquirir a tecnológica. A maioria dos accionistas votou favoravelmente à aquisição de Michael S. Dell e o fundo de investimento Silver Lake.
Na passada segunda-feira, Carl Icahn pôs fim ao seu esforço contínuo nos últimos meses para bloquear a oferta de 24,9 mil milhões de dólares (18,93 mil milhões de euros), de Michael Dell, o que tornaria a Dell privada.
O investidor Carl Icahn, o segundo maior accionista da Dell, afirmou que iria parar de tentar bloquear o negócio, que a concretizar-se seria a maior aquisição depois da crise financeira.
Com esta operação, os accionistas vão receber 13,75 dólares por acção, mais um dividendo especial de 13 cêntimos.
“Como empresa privada, e com um parceiro forte ao nível do capital de risco, nós poderemos servir os nossos clientes com apenas um propósito e motivados pela inovação”, disse Michael Dell, em comunicado.
A procura de computadores caiu 11% no segundo trimestre do ano, segundo a Gartner. E no mês passado, a fabricante de PC anunciou uma receita de 14,5 mil milhões de dólares, relativos ao segundo trimestre fiscal, e uma quebra dos lucros de 72%.
Dell não explicou como vai relançar a empresa, mas vários analistas citados pela imprensa internacional adiantam que a estratégia poderá passar por transformar a empresa numa companhia dedicada aos serviços, como aconteceu com a IBM.
O acelerar do desempenho da Apple e a moda dos “tablet PC”, aceleraram a erosão do mercado dos computadores. E a Dell tem sido uma das vítimas desta conjuntura.
O Mercado tem estado a aguardar pelo grande lançamento da Dell, denominado projecto Ophelia, que deverá ser lançado em Outubro próximo. A tecnológica norte-americana vai investir num "computador de bolso" que terá que ser tão atractivo como os “smartphones”, "Padphones" ou "Phoblets" (telefones com tamanho de tablets) e tablet PC.
Com um tamanho pouco superior ao de uma unidade de armazenamento USB, o Project Ophelia consegue transformar qualquer ecrã que tenha entrada HDMI ou MHL num computador, máquina de jogo ou centro multimedia, como explica o site de tecnologia do Sapo “Tek”. O Project Ophelia deve chegar ao mercado por um preço de 100 dólares.
Michael Dell fundou a empresa em 1984, com um colega, no seu quarto localizado no dormitório da faculdade.