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Mais de metade dos "influencers" cumpre normas de publicidade, diz DGC
A taxa de cumprimento das normas legais de publicidade passou de 5% em 2023 para 66% em 2024.
O número de influenciadores que identifica corretamente os seus conteúdos publicitários nas redes sociais disparou em 2024.
Das 457 publicações de 30 personalidades analisadas este ano pela Direção Geral do Consumidor (DGC), 66% cumpriam os requisitos legais. Em 2023, de uma amostra de 366 conteúdos de 20 influenciadores, só 5% estavam de acordo com as normas publicitárias.
Os dados foram analisados entre os dias 7 e 24 de outubro de 2024 na rede Instagram e a ação da DGC incidiu em publicações e "stories".
O regulador concluiu que a maioria das mensagens analisadas cumpria a lei, "particularmente quanto ao princípio da identificabilidade (a publicidade deve ser clara e identificada como tal) e ao princípio da veracidade (a publicidade deve ser verdadeira, sem deformar os factos relacionados com os produtos ou serviços promovidos)", indica um comunicado enviado esta manhã às redações.
Nos conteúdos infratores, verificava-se a ausência da indicação "pub".
Os principais setores de atividade monitorizados incluem o retalho alimentar e não alimentar, estabelecimentos de restauração, produtos de cosmética, serviços de estética, vestuário, jogos e artigos para desporto.
"A DGC continuará a monitorizar e fiscalizar o marketing de influência nas redes sociais, com o objetivo de contribuir para a tendência de crescimento das referidas taxas de cumprimento das regras aplicáveis à publicidade", indica a entidade.