Notícia
Lucros da Novabase caem 19,9% nos primeiros três meses do ano
Os resultados líquidos da Novabase caíram 19,9%, nos primeiros três meses do ano, para os 1,6 milhões de euros, devido aos custos da internacionalização.
Luís Paulo Salvado, presidente da Novabase, na sua mensagem no âmbito da apresentação dos resultados, sublinha o facto do negócio internacional da tecnológica ter crescido 16%, nos primeiros três meses do ano, já representando 35% da actividade total da empresa.
O volume de negócios, do período em análise, caiu 5,3%, para os 51,6 milhões de euros, “influenciado pela alienação da área digital de televisão”.
O EBITDA, ou cash flow operacional, registou uma quebra de 8,1%, para os 3,6 milhões de euros, “pressionado pelos preços no mercado doméstico, mas fundamentalmente pelos custos associados à aceleração da estratégia de internacionalização”.
Em termos de dinheiro em caixa, a Novabase terminou o trimestre com 24 milhões de euros, o que compara com os 20,3 milhões de euros verificados no últimos 12 meses do ano passado.
A prestação de serviços continua a ter cada vez mais peso no negócio da Novabase. Nos primeiros três meses do ano esse peso foi de 66,2%, percentagem que compara com os 62% com o homólogo.
Em termos de colaboradores, a Novabase terminou o trimestre com 2.283 trabalhadores, mais 4,5% do que no homólogo.
Por negócio, a área de business solutions da Novabase registou uma quebra de 3% no seu volume de negócios, para o 24,3 milhões de euros, com um EBITDA de 2,9 milhões de euros, inferior em 15,5% ao período homólogo.
A área de infra-estruturas e gestão de serviços viu o seu volume de negócios aumentar em 2,2%, para os 25,9 milhões de euros, com um EBITDA de 1 milhão de euros, registou um crescimento de 31,7%.
O volume de negócios da Venture Capital caiu 65,7%, para 1,4 milhões de euros, com um EBITDA de 300 mil euros negativos.
A Novabase reitera que está empenhada em seguir os objectivos do ano, estando focada na internacionalização e no investimento em Investigação e Desenvolvimento, para aposta em novas soluções.