Notícia
iPhone 5S é “uma máquina” sem surpresas
Os novos iPhone 5S e 5C chegaram esta sexta-feira a Portugal e o Negócios experimentou o topo de gama da Apple. O melhor “smartphone” da fabricante da “maçã” é uma máquina, mas não supreende.
O topo de gama da Apple que experiementámos é a versão dourada. Tem um design sofisticado. O aspecto em aluminio escovado, confere mais estilo ao iPhone, em comparação com outros equipamentos topo de gama, mas, claro, tudo depende dos gostos.
Configurar o iPhone 5S é semelhante aos seus antecessores, apenas com uma diferença: o Touch ID. Este novo dispositivo permite ser desbloqueado através de impressão digital.
A configuração do Touch ID é fácil e só demora uns segundos, até que o sistema faça várias leituras da impressão digiatal. Para isso tem que pressionar e levantar o dedo algumas vezes. Permite também fazer a digitalização de mais do que um dedo, mesmo depois da configuração do telefone.
É no botão do home que está o sensor de impressão digital que é ligeiramente mais plano do que o botão do 5. Desbloquear o aparelho é instantâneo, sem precisar de ter o dedo bem posicionado, uma vez que o sensor fez várias leituras.
Depois desta primeira experiência diferente, começamos a ter mais dificuldade em descobrir diferenças entre o 5S e o 5.
Quando tirámos as primeiras fotografias com o iPhone 5S confirmámos que a máquina continua a não desiludir e experimentámos compará-la com o iPhone 5 e a olho nu, ainda sem as descarregar para o computador não encontrámos grandes diferenças.
Já nos vídeos notámos uma melhoria da imagem do 5S para o 5, com um estabilizador melhor, permitindo uma imagem mais definida.
O novo iPhone 5S conta com o novo processador, o A7, o primeiro com 64 bits, o que faz o “smartphone” mais rápido. De facto ele responde bem a abrir as aplicações, a descarregar ficheiros, mas numa primeira impressão não notámos diferenças face ao iPhone 5.
Nesta experiência curta com o iPhone 5S não conseguimos aferir se a autonomia da bateria está de facto melhorada. Notámos que arranca ligeiramente mais rápido do que o iPhone 5 quando o ligámos.
O novo iPhone vem o com iOS 7 mais antigo, já tendo disponível a versão 7.03 para download.
Efectivamente, o novo iPhone é uma grande máquina, mas quando comparado com outros “smartphones” ainda parece uma actualização tímida. É um dispositivo que ainda fica por um ecrã pequeno tendo em conta a sua capacidade e definição e a câmara frontal continua a não ser uma aposta dos fabricantes.
Assim, quem tiver um iPhone 3, 4 ou 4S poderá notar um incremento nesta proposta do iPhone 5S, agora se já tiver a versão 5, a melhoria não é significativa.
O iPhone 5S, na versão de 16GB, está disponível na Vodafone a partir de 679,89 euros se adquirir online, sem contrato, com um desconto de 10 euros e a partir de 584,9 euros com contrato de fidelização. Já na TMN, está a partir de 679,90 euros, e com contrato a partir de 199,9 euros. Na Optimus está a partir de 699,89 euros, não sendo detalhado no site a partir de que preço estará o dispositivo com contrato de fidelização.
O 5C está na Vodafone a partir de 579,9 euros, comprando online, e com contrato a partir de 99,9 euros. Na TMN aos mesmos preços quer sem contrato, como com contrato. A Optimus não está a fazer desconto online e vende este equipamento a 589,9 euros e não detalha quais as possibilidades com contrato de fidelização.
O iPhone 5S experimentado pelo Negócios foi gentilmente cedido pela Vodafone Portugal.