Notícia
Grupo suíço compra parte dos fabricantes do computador Magalhães
A tecnológica suíça Also tem andado às compras pela Europa nos últimos meses. A mais recente aquisição em vista é a área da distribuição da portuguesa JP Sá Couto, de Matosinhos, responsável pelos computadores Magalhães.
O negócio, que ainda necessita da aprovação do regulador e cujo valor não foi divulgado, foi anunciado esta manhã através de um comunicado de imprensa conjunto das duas empresas. O acordo implica a aquisição, pela Also, dos direitos de comercialização da plataforma educacional e da marca de jogos JP Sá Couto na Europa, complementando a experiência e ofertas que a tecnológica nessas áreas.
Com esta aquisição, a Also passa a disponibilizar nos mercados onde a JP Sá Couto está presente os seus três modelos de negócio, com serviços de cloud, de inteligência artificial e cibersegurança. Por outro lado, a migração dos jogos e serviços educacionais para as plataformas do grupo suíço vai permitir-lhe chegar a um número mais vasto de utilizadores.
As negociações já duram há vários meses, para a compra pela Also da unidade de negócio da distribuição, a jp.di. Quanto à JP Sá Couto, manter-se-á em atividade, concentrando-se nos projetos educativos de base tecnológica.
"Esta é uma potencial oportunidade de assegurar o crescimento da jp.di, permitindo continuar com o excelente desempenho até à data. Este processo permitirá à jp.di alargar o leque de soluções e serviços ao dispor dos seus clientes, mantendo a sua estrutura, cultura e forma de estar", esclareceu ao Negócios o líder da JP Sá Couto, assegurando que a empresa "continuará a marcar presença no mercado global."
O grupo suíço tem andado às compras, tendo já feito aquisições em Espanha, em outubro, na Itália, em novembro, e mais recentemente na Hungria, já este mês.
"Estamos a seguir, de forma consistente, a nossa estratégia, aprimorando o nosso ecossistema e criando oportunidades de crescimento adicionais. Ao mesmo tempo, estamos constantemente a aumentar o nosso conhecimento e experiência vertical para impulsionar a monetização", assume Gustavo Möller-Hergt, CEO da Also Holding.
Quanto à JP Sá Couto venceu, em maio deste ano, um concurso público internacional para fornecer 47.300 computadores portáteis a estudantes que frequentam escolas de Buenos Aires, na Argentina, com um contrato de cinco meses e de valor estimado de 12 milhões de dólares.
Notícia atualizada às 10:29 com o esclarecimento da JP Sá Couto e a indicação de que a unidade de negócio a ser alienada é a distribuição.