Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fábrica de Unicórnios de Lisboa inaugura hub de inteligência artificial

Este novo hub junta-se assim à rede de hubs e de bairros de inovação. Lisboa passa assim a ter seis espaços físicos de inovação em apenas dois anos.

13 de Novembro de 2024 às 12:45
  • ...

A Fábrica de Unicórnios de Lisboa inaugurou esta manhã o AIHub, um centro especialmente dedicado a inteligência artificial, localizado em Alvalade que pretende ser um espaço de trabalho destinado a startups do setor, onde são organizados eventos regulares que juntam empreendedores, investidores e grandes empresas.

Um dos pisos do AIhub é totalmente dedicado ao AI Innovation Factory, um projeto também hoje lançado pela Microsoft, que ocupa 170 metros quadrados e dispõe de uma oferta diversificada de espaços de trabalho e formação. 

No total, o edifício do AIHub tem sete andares contemplados por 27 escritórios privados, 30 espaços de coworking em flex desk que totalizam 234 lugares. A acrescentar, o edifício tem ainda um auditório com capacidade para 140 pessoas e uma sala de workshop para 34 colaboradores.

Para além da Microsoft, a iniciativa conta ainda com a Google como parceiro estratégico, o Center for Responsible AI como parceiro de ecossistema, a Meo como parceiro de suporte e o SITIO como parceiro de instalações. 

Este novo hub junta-se assim à rede de hubs e de bairros de inovação. Com o AIHub, inaugurado no decorrer da Web Summit, Lisboa passa a ter seis espaços físicos de inovação em apenas dois anos. Estes incluem o web3hub no Alvalade Innovation District, o gaminghub e o greenhub no Saldanha Innovation District, o Beato Innovation District e o hub de incubação na rua da Prata, localizado na baixa lisboeta.

"Para assegurarmos o desenvolvimento de empresas de relevo internacional e a atração de investimento temos de especializar o ecossistema, criando escala a nível internacional, sublinha Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios, sublinhando que das startups e scaleup apoiadas pela aceleradora, mais de 40% já têm a inteligência artificial como a tecnologia base das suas soluções.

"A criação deste centro de inovação representa não apenas um marco importante para a Microsoft, mas sobretudo para o tecido empresarial português e para o futuro que estamos a construir para Portugal. Acreditamos que a AI Innovation Factory pode ser um verdadeiro catalisador de transformação, que conjuga talento, ideias e inovação, para assim abrir espaço às empresas para liderarem, reinventarem-se e crescerem num contexto empresarial cada vez mais dominado pela transformação digital", indica, por sua vez, Andrés Ortolá, General Manager da Microsoft Portugal.


Para Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, "a inovação está cada vez mais presente na vida dos lisboetas. Para além do Beato e da Baixa, temos agora dois centros de inovação em Alvalade, um no Saldanha e outro em Entrecampos, todos lançados este ano. É a prova de que a Fábrica de Unicórnios de Lisboa está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local." 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio