Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Evio de Matosinhos carrega 5 milhões de capitais de risco para ganhar mundo

Fundos da Lince Capital e da HCapital participaram na ronda de financiamento da plataforma para a gestão de ecossistemas de mobilidade elétrica e gestão de energia.

Carlos Almeida, CEO da Evio.
10 de Fevereiro de 2025 às 15:44
  • ...

Quase um ano depois de a Lince Capital ter anunciado a liderança de uma ronda "seed" (semente, para desenvolvimento de projetos em fase inicial) de 2,5 milhões de euros na Evio, a startup nortenha comunica agora que encerrou 2024 "com a sua primeira ronda de financiamento, assegurando um montante acumulado de cinco milhões de euros".

 

Este investimento será aplicado "na aceleração da expansão internacional da empresa, desenvolvimento contínuo e consolidação da sua plataforma de gestão do ecossistema de carregamento de veículos elétricos, traduzindo-se num fortalecimento da equipa", explica a Evio, sem detalhar, em comunicado.

 

"A conclusão desta ronda de financiamento fecha uma importante etapa para a Evio e reflete a confiança dos investidores no nosso modelo de negócio e na nossa visão para o futuro da mobilidade elétrica. Este investimento vai permitir ampliar a nossa presença internacional, fortalecer as nossas capacidades tecnológicas e continuar a desenvolver soluções inovadoras para os desafios deste setor em rápida evolução", afirma Carlos Almeida, CEO da startup, que está sediada em Matosinhos.

 

Entre os novos acionistas da Evio, destacam-se os fundos HCapital New Ideas II, Lince Innovation Fund I e Lince Innovation Fund II.

Para Rui Dias Alves, administrador da HCapital, a entrada na Evio surge "num momento decisivo de aceleração do mercado da mobilidade elétrica", pelo que acredita que "esta ronda permitirá à empresa consolidar a sua posição como um dos principais prestadores de serviços de mobilidade a atuar em Portugal capacitando-a para internacionalizar a sua operação".

 

De resto, a Evio realça que, "nos últimos meses, tem vindo a consolidar a sua posição no mercado como plataforma líder de gestão escolhida pelas empresas com frotas elétricas procurando, de forma continuada, lançar novas funcionalidades e serviços inovadores".

 

Como exemplo, a Evio destaca o lançamento, em novembro, da mais recente versão da sua aplicação, que introduziu "uma funcionalidade pioneira no setor - oferecendo aos utilizadores a capacidade de localizar os postos de carregamento com melhor relação custo-benefício diretamente no mapa, com impacto direto nos custos com o carregamento dos seus veículos elétricos", afiança.

Ver comentários
Saber mais evio lince capital capital de risco mobilidade elétrica startup gestão de energia saas carlos almeida hcapital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio