Notícia
EUA vão retirar várias empresas chinesas da lista negra mas vão adicionar a YMTC
A saída destas empresas deve-se ao facto de Pequim ter permitido que as autoridades norte-americanas levassem a cabo processos de verificação. Já a YMTC entra por motivos ainda desconhecidos.
Os EUA vão retirar algumas empresas chinesas da chamada "red flag list", um documento onde figuram entidades que, por algum motivo, não puderam ser verificadas pelas autoridades norte-americanas, avança a Reuters.
A mesma fonte explica que esta abertura por parte da administração Biden deve-se ao facto de ter havido também, do lado de Pequim, disponibilidade para permitir que as autoridades norte-americanas levem a cabo verificações de elementos destas empresas.
Em outubro, a YTMC já tinha sido adicionada a uma outra lista, em conjunto com dezenas de outras empresas chinesas, o que alimentou a especulação de que entraria nesta.
Porém, o motivo para a entrada na lista de "alerta vermelho" não se deve ao impedimento de diligências de verificação, já que as autoridades dos EUA conseguiram levar a cabo este procedimento em novembro. Deve-se, por isso, a outro motivo, segundo a mesma fonte.
A YMTC já estava sob investigação do Departamento norte-americano do Comércio devido a alegadas violações das regras de exportação dos EUA, por ter fornecido semicondutores (fabricados nos EUA) à gigante chinesa Huawei sem licença das autoridades norte-americanas.