Notícia
EUA têm o supercomputador mais rápido do mundo
O Summit é o supercomputador mais rápido do mundo e é americano. Desde 2016 que o título pertencia à China, com o TaihuLight.
Chama-se Summit e é o novo supercomputador mais rápido do mundo. O sistema é americano e ultrapassa assim o actual supercomputador, o chinês TaihuLight, que desde 2016 conquistava o título, segundo a BBC News.
O sistema tem 4.608 servidores e possui mais de 10 petabytes de memória. Está programado para realizar 200.000 biliões de cálculos por segundo, ou seja, cerca de 200 petaflops (medida da velocidade de processamento de um computador). Uma medida que é o dobro da velocidade de processamento do supercomputador chinês TaihuLight, que tem um processador de 93 petaflops.
A máquina americana está hospedada no Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), pertencente ao Departamento de Energia dos EUA.
O Summit vai ser utilizado para pesquisas no sector da energia, astrofísica e inteligência artificial, assim como em estudos na área da saúde, sendo estas duas últimas áreas as que mais chamam à atenção para futuros desenvolvimentos.
Os EUA estimam que a capacidade de pesquisa e de combinação de grandes quantidades de dados possam acelerer a descoberta de novos medicamentos e tratamentos mais avançados. Os avanços nestes sectores podem trazer vantagens competitivas a longo prazo à nação.
"Sabemos que estamos em competição e importa quem chega lá primeiro", disse o secretário de Energia dos EUA, Rick Perry, citado na BBC News. "A capacidade de mostrar ao resto do mundo que a América está de volta ao jogo é realmente importante", acrescentou.