Notícia
Estrangeiros vêm comprar “tecnologia marítima” a Portugal
Perto de 30 delegações oriundas de 17 países têm presença assegurada no Fórum do Mar, atraídos pelas novidades das empresas nacionais nas áreas da pesquisa e tecnologia, mineração subaquática e oceânica, aquacultura, segurança e defesa, biotecnologia ou equipamento marítimo e de navegação.
De acordo com a informação avançada ao Negócios por uma fonte ligada à organização do evento, que arranca a 29 de Maio na Exponor, entre os compradores internacionais destacam-se o grupo britânico BMT, os suíços da Dow e os espanhóis da Pharmamar. Segurança e defesa, engenharia e tecnologia, biotecnologia marinha e Investigação e Desenvolvimento são os principais sectores de origem dos interessados.
Estes compradores estrangeiros vão chegar na próxima semana a Matosinhos já com encontros “one-to-one” agendados com os participantes portugueses da feira, que decorre durante três dias na Exponor. É o caso da Critical Software, Inesc, Glintt e Bioalvo, cujas novidades tecnológicas estão a ser alvo de cobiça fora de portas.
Nesta feira de negócios relacionada com a economia do mar – contará com a presença da ministra Assunção Cristas ou do Almirante-chefe do Estado-maior da Armada, José Carlos Saldanha Lopes – estão confirmadas delegações de compradores e decisores de 17 países: Alemanha, Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia, Espanha, Bélgica, Irlanda, Itália, Grécia, Chipre, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Cabo Verde e Chile.