Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espaço, carros elétricos e redes sociais. O império de Elon Musk

Elon Musk é fundador, dono ou CEO de empresas que vão desde a indústria automóvel à exploração espacial, passando pelas redes sociais. Conheça o império dos negócios do homem mais rico do planeta, no seu explicador da semana.

A carregar o vídeo ...
23 de Novembro de 2024 às 15:00
  • ...

Elon Musk deu os primeiros passos no mundo dos negócios com o irmão, mas o verdadeiro começo do império foi com o Paypal, comprado mais tarde pelo Ebay. O sistema online de pagamentos que criou foi comprado por mais de 1,5 mil milhões de dólares, dinheiro que Musk usou para investir na SpaceX. 
 
Há muito que Elon Musk via uma oportunidade no transporte espacial, mas foi em 2002 que começou a consolidar esse sonho. Os primeiros foguetes foram um fracasso e deixaram a SpaceX quase na bancarrota, mas em 2008 tudo mudou e assinou contratos milionários com a NASA.   

A empresa está avaliada em cerca de 250 mil milhões de dólares, domina no lançamento de foguetes comerciais, e foi a primeira permitir passeios de civis no Espaço. O sonho que se segue é colonizar Marte. Mas, por enquanto, está a usar o programa Ártemis para testar missões na Lua antes de rumar ao planeta vermelho. 
 
Elon Musk aventurou-se também nas telecomunicações e usou justamente a SpaceX para ter no espaço milhares de satélites. A Starlink tem atualmente quase 7.400 satélites que levam as comunicações a todos os cantos do planeta. Em Portugal, a empresa oferece "internet de alta velocidade fiável, onde quer que viva" por 40 euros por mês. 
 
O milionário foi ainda um dos primeiros investidores da Tesla. Foi em 2004 que fez a aposta na fabricante de automóveis que,  
hoje em dia, está avaliada em mais de um bilião de dólares e domina o mercado a par da chinesa BYD. 

Às baterias com elevadas autonomias, Musk juntou uma grande velocidade de carregamento, mas principalmente as capacidades de condução autónoma. Uma área onde tem a forte concorrência da Google e onde tem tido mais problemas, com acidentes fatais e vários processos em tribunal. 
 
Musk detém também a Boring Company, uma empresa controversa que quer revolucionar a mobilidade através de túneis em que se propõe transportar pessoas do ponto A ao ponto B a velocidades hipersónicas, através de um Hyperloop.   
 
Não menos controversa é a Neuralink. Fundada em 2016, a empresa constrói chips para serem implantados no cérebro de humanos. Uma tecnologia que pretende ajudar doentes com deficiências motoras ou com problemas de fala ou de visão. A Neuralink já fez com sucesso dois implantes em pacientes.  
  
Um dos negócios mais populares de Elon Musk, é o X, o antigo Twitter. A rede social foi comprada por 44 mil milhões de dólares, mas o valor tem caído sob a liderança do milionário. Têm sido muitos os utilizadores a abandonar o X, Alguns juntam-se à bluesky, criada pelos fundadores do Twitter. 

Ver comentários
Saber mais Redes sociais Elon Musk espaço twitter x paypal tesla
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio