Notícia
Empresa de Matosinhos lidera “revolução digital” na Walmart Argentina
É mais um negócio da Retail Consult na América Latina, onde tem escritórios no Brasil, México e Chile. A tecnológica portuguesa vai substituir os sistemas de gestão de mercadorias e de inventário das lojas argentinas da Walmart.
A portuguesa Retail Consult, especializada na implementação de soluções tecnológicas para o setor do retalho, ganhou um contrato na Argentina que prevê a substituição de todos os sistemas de gestão de mercadorias e de gestão de inventário nas 92 lojas da Walmart naquele país da América Latina, que empregam perto de 9 mil pessoas.
Para operar esta "verdadeira revolução digital", a empresa de Matosinhos, que tem projetos em vários segmentos do retalho, como moda, alimentação, farmácia, telecomunicações ou eletrónica, foi selecionada pelo Grupo de Narváez, presente em vários países daquela região, que em novembro de 2020 comprou a operação da Walmart na Argentina, incluindo as redes Changomas e Punto Mayorista.
O mercado da América Latina é apontado como "estratégico para o crescimento" da empresa liderada por Paulo Silva, que ali prevê "continuar a conquistar novas oportunidades e novos negócios". Tem presença direta naquela região do globo desde 2013, quando abriu um escritório no Brasil, somando atualmente escritórios também no México e no Chile.
Fundada em 2011 por cinco ex-funcionários da Enabler – quatro portugueses, um alemão e outro brasileiro –, uma "spin-off" da direção de Sistemas de Informação da Sonae Distribuição que a Sonaecom vendeu em 2006 à indiana Wipro, o grupo de consultoria emprega perto de 300 engenheiros informáticos espalhado por vários países.
Alemanha, Estados Unidos da América e China são as restantes localizações da Retail Consult fora de Portugal. O escritório de Xangai foi o último a ser inaugurado no estrangeiro, no início deste ano, sendo também esta a primeira operação da empresa nortenha no continente asiático.