Notícia
Cuidados a ter para se proteger de ciberataques
Há cuidados que devem ser tidos em conta na prevenção de ciberataques. São boas práticas para várias situações.
Back-up do sistema
Ter cópia (ou cópias) de todos os ficheiros num outro local é fundamental para que em caso de perda de dados consiga recuperar informação. "Crie 'backups' regularmente e guarde cópias em equipamentos de armazenamento que não estão sempre em contacto com o computador. Se tiver um 'backup' recente, uma encriptação de documento pode não ser uma catástrofe", diz ao Negócios Fabio Assolini, investigador da Kaspersky.
Antivírus
Um antivírus robusto de protecção de software é necessário ser instalado. Aconselha-se a não desligar funções.
Software actualizado
Fazer as actualizações sugeridas pelos fabricantes de software. Aconselha-se a que quando o sistema operativo lança uma nova versão essa seja instalada. E, acrescenta a nomoreransom.org, se a empresa de software oferece a opção de actualização automática aceite-a.
Não confiar
"Não confie em ninguém. Literalmente". É assim que a nomoreransom.org dá um outro conselho. É que qualquer elemento enviado electronicamente, mesmo por amigos, pode conter vírus ou programas maliciosos. E nunca abra anexos nos emails de endereços desconhecidos.
Extensão dos ficheiros
Nas opções do computador, permita a visualização das extensões dos ficheiros, para uma detecção mais rápida de problemas. Há extensões das quais se deve afastar, como '.exe', '.vbs' e '.scr'.
Desligar o computador
Se detectar algum processo estranho no computador, desligue-o imediatamente da internet ou da rede, para que não haja propagação.