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Vendas do iPhone terão caído no último trimestre de 2015
Um relatório da consultora Gartner dá conta das vendas de “smartphones” e revela um dado inédito: a Apple terá perdido quota de mercado, que rondará os 17,4% face a 20,4% no período homólogo.
No meio de uma polémica guerra com o FBI, para evitar que agência norte-americana desbloquei o iPhone de um dos autores dos atentados de San Bernardino, a Apple poderá ter sofrido um revés inédito na história da empresa mais valiosa do mundo.
A consultora especializada em tecnologias, Gartner, citada pelo Marketwatch, dá conta de uma redução de vendas do iPhone que provocou uma queda na quota de mercado da tecnológica americana. A empresa terá agora uma quota de 17,7%, face aos 20,4% do mesmo período 2014 e está atrás da Samsung, que totaliza os 20,7%.
Citado pelo Marketwatch, Anshuk Gupta, director de "research" na consultora, explicou que os factores que impulsionam o mercado são "'smartphones low cost' em mercados emergentes e uma procura forte por produtos premium".
Os analistas já estavam à espera de um arrefecimento nas vendas do iPhone, em parte devido à falta de entusiasmo em torno da versão 6S. O CEO da Apple, Tim Cook, já tinha alertado para os desafios colocados pela valorização do dólar e pelo enfraquecimento das moedas do Brasil, Rússia e China.
A Gartner adiantou ainda que, no ano de 2015, as vendas de "smartphones" cresceram 9,7% no último trimestre de 2015. No entanto, este foi o crescimento mais baixo desde 2008, sendo que as vendas atingiram 1, 4 mil milhões de unidades, uma melhoria de 14,4% face a 2014.