Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas do iPhone terão caído no último trimestre de 2015

Um relatório da consultora Gartner dá conta das vendas de “smartphones” e revela um dado inédito: a Apple terá perdido quota de mercado, que rondará os 17,4% face a 20,4% no período homólogo.

Bloomberg
Negócios 18 de Fevereiro de 2016 às 15:59
  • ...

No meio de uma polémica guerra com o FBI, para evitar que agência norte-americana desbloquei o iPhone de um dos autores dos atentados de San Bernardino, a Apple poderá ter sofrido um revés inédito na história da empresa mais valiosa do mundo.


A consultora especializada em tecnologias, Gartner, citada pelo Marketwatch, dá conta de uma redução de vendas do iPhone que provocou uma queda na quota de mercado da tecnológica americana. A empresa terá agora uma quota de 17,7%, face aos 20,4% do mesmo período 2014 e está atrás da Samsung, que totaliza os 20,7%.


Citado pelo Marketwatch, Anshuk Gupta, director de "research" na consultora, explicou que os factores que impulsionam o mercado são "'smartphones low cost' em mercados emergentes e uma procura forte por produtos premium".


Os analistas já estavam à espera de um arrefecimento nas vendas do iPhone, em parte devido à falta de entusiasmo em torno da versão 6S. O CEO da Apple, Tim Cook, já tinha alertado para os desafios colocados pela valorização do dólar e pelo enfraquecimento das moedas do Brasil, Rússia e China.

A Gartner adiantou ainda que, no ano de 2015, as vendas de "smartphones" cresceram 9,7% no último trimestre de 2015. No entanto, este foi o crescimento mais baixo desde 2008, sendo que as vendas atingiram 1, 4 mil milhões de unidades, uma melhoria de 14,4% face a 2014. 
 

Ver comentários
Saber mais Gartner Apple iPhone Samsung FBI Tim Cook Tim Cook
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio