Notícia
Comentários de Paddy Cosgrave levam Israel a ficar de fora da Web Summit
O embaixador em Portugal indicou que "Israel não participará na conferência Web Summit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo diretor executivo da conferência", que disse que "crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados".
"Escrevi hoje ao presidente da Câmara de Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência Web Summit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo diretor executivo da conferência, Paddy Cosgrave", pode ler-se.
"Dezenas de empresas já cancelaram a sua participação nesta conferência, e encorajamos outras a fazê-lo", refere ainda Dor Shapira.
Escrevi hoje ao Presidente da Câmara de #Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência @WebSummit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo Diretor Executivo da conferência, Paddy Cosgrave.
— Dor Shapira (@ShapiraDor) October 16, 2023
Mesmo nestes tempos difíceis, ele é incapaz de pôr de lado as suas…
Em causa está um tweet por parte do responsável irlandês, em que Cosgrave afirma que está "chocado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais à exceção, em particular, do governo irlandês, que desta vez está a fazer a coisa certa".
"Crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denominados pelo que são", refere também.
I’m shocked at the rhetoric and actions of so many Western leaders & governments, with the exception in particular of Ireland’s government, who for once are doing the right thing. War crimes are war crimes even when committed by allies, and should be called out for what they are.
— Paddy Cosgrave (@paddycosgrave) October 13, 2023
Paddy Cosgrave tem sido uma voz ativa desde o escalar do conflito no Médio Oriente. Ainda esta segunda-feira escreveu, na mesma rede social, que está "devastado ao ver as terríveis mortes e o nível de vítimas civis inocentes em Israel e em Gaza".
"Condenamos os ataques do Hamas e estendemos as nossas mais profundas condolências a todos que perderam entes queridos. Esperamos por uma reconciliação pacífica", pode ler-se.