Notícia
Carro eléctrico voador que descola na vertical poderá ser o futuro dos transportes
A empresa alemã Lilium Jet testou com sucesso um "carro voador", que poderá ser usado, nomeadamente, como táxi.
Os carros voadores deixarão, muito em breve, de pertencer apenas ao reino da imaginação. Várias empresas estão a testar protótipos nesse sentido e a alemã Lilium Jet acaba de dar mais um passo, batendo a Google e a Uber, ao testar com êxito uma VTOL (Vertical Take-Off and Landing – descolagem e aterragem vertical), sublinha o The Guardian.
A Lilium, sediada em Munique, que é apoiada por vários investidores – entre os quais se incluem Niklas Zennström, co-fundador do Skype –, anunciou que o seu carro voador de cinco lugares, que será capaz de descolar e aterrar verticalmente, poderá ser usado como táxi aéreo citadino e como veículo de partilha de boleias, refere o jornal britânico.
Nos testes de voo já realizados, um protótipo de dois lugares executou manobras semelhantes às de um avião convencional, referiu a Lilium.
Entre os principais concorrentes da Lilium estão empresas como a Tesla, a Airbus e a Uber.
No caso da construtora aeronáutica europeia, destaca-se o Pop.Up. Trata-se, basicamente, de uma cabina para voar e circular. "Circula à superfície, como um automóvel, e também no ar, como um helicóptero. Permite, desta forma, evitar os engarrafamentos e chegar a qualquer lado. A ideia provém da companhia aeronáutica Airbus e da empresa de design Italdesign, que se associaram para conceber este veículo conceptual chamado Pop.Up", conforme explica o El Motor.
O Pop.Up é composto por três partes: a central, ou cabina, com espaço para duas pessoas (2,6 metros de largura); a superior, ou aérea (4,4 metros); e a inferior (3,1 metros). Chega aos 100km/h, com as hélices e as rodas, e a sua carcaça leve permite-lhe ter 130 km de autonomia no solo e 100 km no ar. Segundo a Airbus, o projecto poderá ser uma realidade dentro de 7 a 10 anos.
Uma outra novidade recente veio das mãos da eslovaca AeroMobil, que anunciou na semana passada, num salão automóvel no Mónaco, que vai começar a aceitar encomendas para um carro voador híbrido que pode circular nas estradas. A produção, destacou, está prevista a partir de 2020.
No caso do carro voador da Lilium, a empresa alemã salienta que é o único jacto eléctrico capaz de descolar e aterrar na vertical.