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British Telecom coloca Internet sem fios nos restaurantes McDonald’s
A British Telecom (BT) vai instalar Internet sem fios em quase metade dos restaurantes McDonald’s no Reino Unido a fim de para aumentar o uso deste serviço naquele mercado.
A British Telecom (BT) vai instalar Internet sem fios em quase metade dos restaurantes McDonald’s no Reino Unido a fim de para aumentar o uso deste serviço naquele mercado.
A maior operadora telefónica inglesa vai colocar pontos de acesso à Internet «WiFi» em 561 McDonald’s localizados à beira de auto-estradas e nas suas unidades maiores, até ao final de Março, informou o director executivo da unidade «WiFi» de banda larga da British Telecom. No entanto, os termos do acordo ainda não foram divulgados.
O MacDonald’s tem 1.230 unidades na Grã-Bretanha.
O «WiFi», ou «Wireless Fidelity», (Internet sem fios) permite que os computadores, como os portáteis e de bolso, possam aceder à Internet numa determinada área de abrangência.
O negócio, cujos termos não foram revelados, serve interesses distintos. O director executivo da BT, Bem Verwaayen tem necessidade de aumentar as receitas da banda larga da operadora de telecomunicações, uma vez que as vendas da unidade de linha fixa registaram um decréscimo.
Por seu lado, através da possibilidade de utilizarem o sistema de Internet sem fios, o grupo MacDonald’s quer atrair homens de negócios aos seus restaurantes suburbanos em alturas em que muitos outros clientes estão a trabalhar.
«Isto vai dar às pessoas uma razão para virem ao MacDonald’s», disse o director de sistemas de informação, Steve Tiley à Bloomberg, acrescentando que «o serviço vai ser utilizado fora das horas de ponta».
Entre 12 e 18 meses, com os consumidores a usarem este serviço, o MacDonald’s, em conjunto com a British Telecom, vai estender os pontos de acesso à Internet sem fios aos restaurantes no centro da cidade, disse Steve Tiley.
A British Telecom tem cerca de 1.700 de «WiFi hotspots» em aeroportos, hotéis e estações de comboio no Reino Unido.
O alvo da BT são os 4.000 locais em Setembro e 30 milhões de libras (42,9 milhões de euros) de receitas do sistema «Wireless» banda larga no ano que termina em Março de 2005.
No segundo semestre fiscal de 2003 as vendas de novos produtos, como a banda larga, desceram 25% para os 761 milhões de libras (1,08 mil milhões de euros) face a igual período do ano anterior, enquanto as receitas das tradicionais linhas fixas baixaram 6%.
O director executivo da BT está a prever cinco milhões de utilizadores da banda larga em 2006.
As acções do grupo BT seguiam a cair 1,35%, para 183,25 pence (2,63 euros) na bolsa de Londres.