Notícia
Autoridade da Concorrência italiana investiga Google, Apple e Dropbox
As investigações querem responder à questão de se a Apple e a Google terão indicado adequadamente nos respetivos serviços de cloud – Drive e iCloud – a recolha e uso comercial dos dados dos utilizadores.
O regulador da concorrência em Itália abriu seis investigações que visam a Google, Apple e Dropbox, com o intuito de analisar as práticas referentes aos serviços cloud, comunicou esta autoridade, em comunicado, esta segunda-feira.
O regulador explicou que as investigações querem responder à questão de se a Apple e a Google terão indicado adequadamente nos respetivos serviços de cloud – Drive e iCloud – a recolha e uso comercial dos dados dos utilizadores.
Suspeitas equivalentes são levantadas à Dropbox. Neste caso investiga-se se são explanadas de forma adequada as condições, os prazos e procedimentos para cancelar um contrato.
Além destas linhas de investigação, vão estar sob a lupa italiana cláusulas eventualmente abusivas no que diz respeito à capacidade das empresas de suspender e interromper os respetivos serviços, a isenção total de responsabilidade em caso de perda de documentos ou a possibilidade de alterar de forma unilateral os contratos. A prioridade dada ao inglês como língua em que os contratos estão redigidos também é um ponto a ser analisado.