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Assinantes de televisão paga aumentam 1,2% no primeiro trimestre
Cerca de 3,21 milhões de lares portugueses são assinantes do serviço de televisão paga. 8 em cada 10 clientes fizeram a subscrição integrada num pacote de serviços.
O serviço de televisão paga cresceu 1,2% durante o primeiro trimestre do ano, avança a ANACOM em comunicado enviado às redacções esta quinta-feira, 5 de Junho. No final de Março contaram-se 3,21 milhões de assinantes, mais 38,7 mil que no último trimestre do ano passado. O aumento foi de 2,6%, quando comparado o primeiro trimestre com o período homólogo, a que correspondem 80,7 mil novos assinantes.
O crescimento do serviço deveu-se principalmente às ofertas suportadas em fibra óptica e xDSL, cujo número de clientes aumentou 8,2% e 2,8% respectivamente. Por outro lado, o número de clientes dos serviços de TV por cabo e satélite diminuiu.
No final de Março, 43,5% do total de assinantes eram clientes do serviço de TV por cabo, 22% de xDSL, 18,6% de satélite e 15,6% dos assinantes eram clientes de fibra óptica.
A principal forma de comercialização do serviço de TV paga são as ofertas em pacote, que integram vários serviços. 8 em cada 10 dos clientes de TV paga subscreveram o serviço integrado num pacote. O serviço de TV paga subscrito em pacote integrado aumentou 2,8% no primeiro trimestre do ano.
O grupo ZON Optimus (NOS) detém a maior quota de assinantes de TV paga, com 46,4% do total.
As receitas do serviço de TV por subscrição (independente ou integrado em pacote) atingiram os 321,2 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 7,1% comparado com o período homólogo.
No final de Março, 19,5% dos lares com o serviço de TV paga tinham acesso a canais "premium" menos 1,6% em termos homólogos. Mais de metade, 58,8% dispunham de mais de 80 canais.