Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Anthropic revela nova versão do "chatbot" de IA. Diz ser mais rápido e capaz do que o ChatGPT

A presidente da "startup" norte-americana afirma que o novo modelo de inteligência artificial, o Claude 3.5 Sonnet, "é o modelo mais rápido e capaz da indústria".

Reuters
  • ...
A "startup" de inteligência artificial Anthropic divulgou uma nova versão do seu modelo de inteligência artificial (IA) que diz ser o mais rápido e o mais capaz, numa crescente rivalidade com a OpenAI.

A empresa introduziu o Claude 3.5 Sonnet, uma versão atualizada e duas vezes mais rápida do que o anterior modelo Claude 3, que foi divulgado em março.

A Anthropic revelou que, com base nas avaliações feitas, o modelo supera alguns competidores, incluindo o ChatGPT da OpenAI, em várias tarefas distintas, como a linguagem de código e o raciocínio baseado em texto.

"Isto é emocionante porque este é agora, com base nas nossas avaliações e 'benchmarks', o melhor e mais inteligente modelo da indústria", disse Daniela Amodei, co-fundadora e presidente da Anthropic, numa entrevista. "O nosso objetivo é que este seja o modelo de eleição para as empresas de todos os setores", acrescentou.

A Anthropic foi fundada em 2021 por um grupo de antigos trabalhadores da OpenAI. A empresa tem enfatizado o seu compromisso com a construção de modelos de IA de forma segura e responsável.

O modelo Claude 3.5 Sonnet vai estar disponível na versão para telemóveis e computadores de forma gratuita até um limite de dispositivos. Na versão paga é possível aceder com maior frequência.

A "startup" divulgou também uma nova funcionalidade, chamada Artifacts, que vai permitir aos utilizadores colaborarem em tempo real em código, documentos e outro tipo de conteúdos gerados pelo "chatbot" de AI.
Ver comentários
Saber mais Inteligência artificial Empresas Anthropic OpenAI Daniela Amodei
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio