Notícia
StartUp Visa: Candidaturas começam para a semana mas já houve 46 pedidos de informação
As candidaturas ainda não arrancaram mas já têm sido recebidos pelas autoridades nacionais pedidos de informação sobre o StartUp Visa, um programa que facilita a atribuição de vistos a empreendedores que queiram criar ou deslocalizar a sua start-up para Portugal. Os pedidos surgem sobretudo do Brasil.
As candidaturas para o StartUp Visa arrancam no próximo dia 15 de Março. Mas a Portugal já chegaram algumas manifestações de interesse. Até agora, e segundo os dados apresentados pelo ministério da Economia em comunicado, foram sinalizados 46 pedidos de informação sobre este programa que permite que empreendedores estrangeiros que queiram criar ou transferir para Portugal a sua start-up tenham acesso rápido a um visto de residência.
A grande maioria das manifestações de interesse chega do Brasil. Contudo, há também pedidos de informação feitos de países como França, México, Reino Unido e Turquia.
"A primeira fase do StartUp Visa vai ficar concluída nos próximos dias, com a certificação de 71 incubadoras, sendo que cerca de 20 estão localizadas no interior do país e uma na Madeira", pode ler-se no comunicado do ministério tutelado por Caldeira Cabral.
Estes vistos para empreendedores que se queiram estabelecer em Portugal foram anunciados pelo ministro da Economia em Novembro do ano passado, durante a segunda edição do Web Summit em Lisboa. Atrair investimento, talento e capacidade de inovação foram os objectivos traçados pelo Governo para avançar com o programa Startup Visa.
O IAPMEI, que está a tratar da certificação das incubadoras, explica que este processo visa garantir que estas infra-estruturas "estão aptas a acolher" empreendedores de outros países.