Notícia
Hotel Tonight: o prazer de viajar transformado num negócio
O próximo projecto – é o que faz Sam Shank correr como empreendedor. Os negócios são criados com "paixão", defendidos com lógica de mercado e são "maravilhosos" enquanto duram. Depois segue-se em frente. Ou melhor, salta-se.
Sam Shank tem duas grandes paixões na vida: viagens e um estilo de vida saudável. E resolveu fazer dinheiro com ambas. O co-fundador e actual CEO da Hotel Tonight e administrador da RunKeeper, que esteve em Lisboa há poucos dias para adicionar a cidade à oferta de alojamento da sua aplicação de reservas, sabe que dificilmente daqui a 15 anos estará com os mesmos projectos. Mas até agora a "luta" para criar e lançar a Hotel Tonight tem sido "um lugar maravilhoso para estar".
"Bittersweet", não facilmente traduzível para "agridoce", é como Sam Shank antevê que seja o momento em que se desligue do projecto Hotel Tonight. "Estive muito tempo com este negócio", criado há três anos e meio, mas que faz parte de uma área onde o norte-americano trabalha há 10 anos.
Antes de criar, submeter e ver aprovada a aplicação de alojamento hoteleiro "last minute" pela Apple em Janeiro de 2011, Sam Shank já tinha outros projectos no currículo.
O movimento constante faz assim parte do espírito empreendedor de Sam Shank, que já tem planos para o pós-período de consolidação da Hotel Tonight no mercado: "gostava de construir uma nova marca icónica de viagens".
Porto a seguir a Lisboa?
Lançada por Sam Shank, Jared Simon e Chris Bailey, a Hotel Tonight de início estava apenas disponível para os produtos da Apple, e nos EUA. Recebeu, desde a sua fundação, um financiamento de mais de 30 milhões de dólares de várias capitais de risco, como a Ventures Partners, Accel Partners e Battery Ventures.
De visita recente a Lisboa, Sam Shank aproveitou o momento para fazer o anúncio da entrada da capital portuguesa na oferta de alojamento da aplicação. O gestor adiantou que "ainda sem prazo definido" espera em breve adicionar "o Porto e outras cidades portuguesas" à oferta da Hotel Tonight.
Como "Atenas, Istambul e Estocolmo", somadas recentemente à lista de oferta de alojamento da Hotel Tonight, Lisboa foi escolhida por ser "uma cidade icónica", justificou o empreendedor, de visita pela primeira vez à capital portuguesa.
Com 40 anos já feitos, Sam Shank sabia, quando se apresentou à plateia sub-21 da conferência "Go Youth", recentemente realizada em Lisboa, a que é que ia. Ao explicar que a celebração pelos fundadores, do lançamento da aplicação "Hotel Tonight", foi feita ao som de "Jump", dos Van Halen, fez questão de explicar que a música de 1984 era de uma época em que muitos dos jovens à sua frente "ainda não tinham nascido". Mas isso não o impediu de deixar conselhos aos jovens empreendedores. Quando pensarem num negócio, disse, mantenham-no "simples e focado", e capaz de ser "definido em cinco palavras". Concentrem-se na qualidade do produto e/ou serviço que querem colocar no mercado e "percebam primeiro como se fará a sua distribuição". "Pensem em ser diferente e não só em ser melhor".