Notícia
Dois projectos lusos na fase final de prémios europeus empresariais
Dois projectos lusos chegaram à fase final dos prémios europeus de promoção empresarial. A final realiza-se esta quinta-feira na cidade italiana de Nápoles. No âmbito nacional destes prémios, entidades com a Beta-i e a PortugalFoods lideram nas suas categorias.
Portugal vai ter dois projectos na final dos prémios europeus de promoção empresarial (EEPA, na sigla em inglês), que se realiza esta quinta-feira, 2 de Outubro, na cidade italiana de Nápoles. Estes galardões, que são uma iniciativa da Comissão Europeia, visam identificar e reconhecer iniciativas de sucesso na promoção de empresas e do empreendedorismo, bem como, mostrar o papel que os empreendedores e empresas têm na sociedade e incentivar e inspirar potenciais empreendedores.
O projecto "AMS – Thinking Ahead", vai concorrer na categoria de apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos. Segundo a informação enviada às redacções pelo IAPMEI, este projecto "envolve a criação de raiz da única fábrica europeia de papel ‘tissue’ com ligação por pipeline ao seu principal fornecedor, numa aposta inovadora que resultou em aumentos claros de eficácia, eficiência e competitividade da empresa em mercados externos".
A segunda iniciativa lusa neste concurso é a "FAZ – Ideias de Origem Portuguesa’, na categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo. Este projecto tem como objectivo seleccionar ideias e apoiar a "concretização de projectos de empreendedorismo social em Portugal da autoria de emigrantes portugueses no mundo".
Para este prémio foram seleccionados 22 projectos por um júri europeu.
No âmbito nacional, existem seis categorias. No segmento da promoção do espírito de empreendedorismo, a Beta-i, a entidade responsável pelo Lisbon Challenge – um programa de aceleração de start-ups – ficou com a medalha de ouro.
Já na categoria de investimento nas competências empreendedoras, o projecto "Leaders for the Future", ficou em primeiro lugar. Este projecto é levado a cabo pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. E, na prática, pauta-se por envolver os "alunos num projecto de três anos - ao longo da licenciatura - terminando com a criação do próprio negócio/emprego". "O principal objectivo radica no combate ao desemprego, sobretudo no Alto Minho, estimulando o espírito empreendedor dos discentes e dotando-os de ferramentas de implementação e gestão do próprio negócio", revela o comunicado do IAPMEI, que divulga os vencedores.
A iniciativa "Desenvolvimento da Fileira dos Pequenos Frutos", da associação para a gestão, inovação e modernização do centro urbano de Sever do Vouga, em parceria com a Câmara Municipal de Sever do Vouga, foi a primeira classificada na categoria de desenvolvimento do ambiente empresarial.
A PortugalFoods venceu na categoria de apoio à internacionalização. "A PortugalFoods – love at first bite é uma iniciativa que tem como foco a internacionalização das empresas do sector agro-alimentar e o fomento da competitividade deste segmento empresarial, através do estímulo à inovação".
Já o "AMS – Thinking Ahead", que vai amanhã estar na final europeia, venceu ao nível nacional na categoria de apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos.
E o FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, que vai marcar também presença na final europeia, venceu na categoria de empreendedorismo responsável e inclusivo.