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Tease "Cupcakes" à conquista de Lisboa

A Tease é uma pastelaria diferente. Os bolos que vende, os cupcakes, têm design e cores nunca antes vistas por Lisboa. Os seus criadores, três detractores da pastelaria enfadonha, vão abrir segunda loja e, depois, franchisar a marca

09 de Setembro de 2010 às 16:33
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Na zona do Chiado, uma das mais nobres de Lisboa, nasceu, em Abril, a Tease Bakery, uma pastelaria original, tanto no produto estrela, os cupcakes, como no espaço, um cruzamento entre os estilos britânico e francês, tipo Marie Antoinette. O que lá se vende é um tipo de bolos ainda desconhecidos em Portugal. São bolos com design e a cores, das mais excêntricas jamais vistas por cá (em pastelaria).

As receitas, essas, são concebidas e passadas à prática por Sónia Millard (na foto), uma das três sócias da Tease. A empreendedora, fã confessa da pastelaria criativa, conta com as preciosas mãos da irmã, Ana, na elaboração dos cupcakes que, com decorações camaleónicas, vão acompanhando os caprichos das estações do ano e respectivas festividades. A pedido concebem-se, em exclusivo, para uma ocasião ou um evento especial. Tudo é possível neste conceito em que a imaginação é rainha.

A clientela desta 'galeria' de bolos, criada por Sónia e Antony Millard e Dave Palethorpe, é do mais variada que se possa imaginar: desde empresários locais a clientes jovens e muitos, muitos turistas.

Mas a Tease Bakery assenta em muito mais do que bolos 'giros'. Sónia sublinha que lá se faz, acima de tudo, "pastelaria de alta qualidade". Esta empreendedora andou por fora três anos sempre alerta, pesquisando. Neste período de 'caça às ideias' foram-se, paralelamente, aperfeiçoando receitas e decorações dos bolos a produzir, no futuro, pela Tease. Todos, é ponto assente, confeccionados sem químicos nem conservantes.

As agruras do começo
Na loja, pequena mas acolhedora, para além dos 'cupcakes' há bolos de fatia, saladas, sugestões diárias de almoço, sempre com opções vegetarianas e sem glúten. Podem-se beber sumos naturais, rebuscados cocktails temáticos, ou simples cafés com leite.

A decoração, essa, destaca-se de qualquer outra pastelaria. Um balcão em ferro pintado a negro com florões antigos dourados e o tampo em mármore. As paredes estucadas seguindo técnicas antigas e o chão coberto de madeira envernizada. Belo, sim, mas difícil de conseguir.

"Financeiramente tivemos algumas dificuldades em obter um empréstimo de apenas 20 mil euros", conta Sónia. Afinal, tratava-se de uma empresa nova e sem historial. Lá conseguiram dar garantias que lhes permitiram a aprovação. Só que "as burocracias até o valor monetário estar disponível foram tantas que tivemos de investir muito mais capital próprio", relembra.

Entre o ok da entidade bancária e a efectiva disponibilização do empréstimo decorreram quatro meses. O licenciamento camarário para a loja não foi mais fácil. Por se situar numa zona histórica da cidade "demorou bastante" o que "atrasou a abertura".


Franchising, a próxima estação
Nem só de dificuldades vive o empreendedorismo e estes três sócios podem dizê-lo com propriedade. Ajudas importantes caíram do céu: o fotógrafo encarregue de toda a campanha publicitária foi o conhecido Kenton Tachere, "que tirou um pouco do seu tempo para dar um empurrão", conta a empreendedora, e as marcas: Vista Alegre, que forneceu todas as loiças para a loja, e Lavazza, patrocinaram a Tease. Um projecto que nasceu da certeza de que não existia concorrência o que (pelo menos teoricamente) lhes tornaria a vida fácil no início. Depois, é certo, "começariam a surgir mais estabelecimentos com a tentativa de comercializar os mesmos produtos, o que já está a acontecer", comenta Sónia. E nem o desconhecimento do público português deste tipo de produtos complicou a sua venda. Tudo corre melhor do que tinham imaginado. A ponto de o trio de sócios querer já abrir uma segunda loja. O próximo passo será franchisar a marca e levar estes pedaços de arte doce a mais portugueses.


Bilhete de identidade


Nome: Tease Lda
Actividade: Pastelaria de alta qualidade - cupcakes
Início actividade: 28 Agosto 2009 (abertura de loja 20 Abril 2010)
Trabalhadores: 3
Site: www.tease.pt

Parceiros na vida
"Passar tempo de qualidade, em espaços com qualidade", é a máxima que os três donos da Tease têm nas suas vidas e que acabaram por passar para este projecto partilhado. Deste traço comum (e da confiança recíproca) surgiu a parceria Tease que eles esperam vir a ser muito mais do que uma pastelaria. Sónia Millard é arquitecta e coube-lhe desenvolver o conceito da marca, projectar a loja e acompanhar um dos aspectos mais sensíveis deste negócio: as receitas. Do trio fazem parte Dave Palethorpe e Antony Millard. O primeiro é conhecido pelo seu bar Cinco Lounge e faz a associação perfeita para toda a área de atendimento ao público e serviços prestados no espaço Tease. O segundo é um dos sócios do conhecido cabeleireiro Facto BA e traz a sua vertente rock 'n'roll ao projecto. Todos os sócios têm as suas próprias empresas noutros ramos de actividade. Sónia Millard com o atelier MAKE, Antony Millard com o salão de cabeleireiro e Dave Palethorpe com o bar.

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