Tiago Carrão, 23 anos, e Fábio Ferreira, 24, são amigos de longa data. Naturais de Tomar, fizeram juntos o mestrado integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, na Universidade de Aveiro. Souberam do Startup Weekend através de um colega e acharam que seria uma boa oportunidade para promover o ThinkIT. A possibilidade de conhecer investidores e ouvir um "feedback" especializado aguçou-lhes o apetite. Inscreveram-se.
A ideia já tinha um ano de amadurecimento. "Surgiu no nosso ano de finalistas, durante o qual fomos convidados a participar no Laboratório de Empreendedorismo da Universidade", explica Tiago Carrão. Antes do Startup, tinham participado no Graduate Programme, da Júnior Achievement Portugal, e no Ineo Weekend, no Instituto Pedro Nunes. "A ThinkIT já era um projecto bastante trabalhado, com protótipos desenvolvidos e planos de negócio construídos, o que nos permitiu dedicar mais tempo a contactar com pessoas de diferentes áreas. A experiência foi bastante proveitosa a esse nível."
A empresa quer oferecer "as melhores soluções possíveis" de localização, identificação e comunicação. A vídeo localização, característica inovadora do projecto, permite localizar e visualizar as viaturas rápida e eficazmente. Além de o cliente ter acesso à sua localização, pode ver o interior da viatura. Trata-se de um sistema com base em GPS, que permite obter fotografias ou vídeo georreferenciados e a sua visualização numa plataforma on-line. "Esta solução de 'tracking' é o resultado da dissertação de mestrado do Fábio Ferreira, e encontra-se actualmente em processo de patenteamento, em parceria com a Universidade de Aveiro", explica Tiago Carrão.
Por enquanto, preparam a transição do protótipo laboratorial para o industrial, com o design e funcionalidades finais. Depois, vão avançar para a constituição formal da empresa e produção de uma primeira série. A ThinkIT também tem planeado um projecto para automatização de uma biblioteca, em parceria com a Active Space Technologies. O financiamento ainda está a ser analisado, mas passará pela linha de crédito do
IEFP ou pelos "business angels". O investimento inicial da ThinkIT ronda os 75 mil euros.
"O Startup Weekend teve um papel preponderante nas linhas de orientação pelas quais se rege a ThinkIT." Tiago Carrão acredita que foram essenciais nos recentes sucessos do projecto: foram vencedores do 14º concurso Nacional de Ideias da ANJE e uma das candidaturas seleccionadas pelo programa Apoiar Micro, da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém. Para próximas edições, Tiago Carrão sugere um maior contacto com os mentores e uma maior interacção entre os projectos. De qualquer forma, o que é importante é que iniciativas deste tipo se repitam.