Notícia
Mota-Engil e Caixa Capital investem em quarto projecto de internacionalização
O programa "Internacionalizar em parceria" vai apoiar a MM Metálica na criação de uma fábrica em Angola. Até ao fim do ano, os promotores acreditam que mais dois projectos possam avançar para Moçambique e México.
A Mota-Engil Indústria e Inovação e a Caixa Capital vão investir, no âmbito do programa "Internacionalizar em parceira", que conta também com o apoio institucional da AICEP, no projecto da MM Metálica, uma PME de Guimarães, de criar uma unidade industrial em Angola.
Os parceiros do programa vão deter 49% do capital da joint venture angolana que será constituída e actuará na área da produção e instalação de condutas e acessórios em chapa galvanizada, alumínio e inox para instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
O investimento global no projecto, apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa, é de 1,1 milhões de dólares (cerca de 870 mil euros), sendo a expectativa da MM Metálica vir a facturar entre 3 e 4 milhões de dólares por ano.
Este é assim o quarto projecto apoiado pelo programa "Internacionalizar em parceria", que foi criado em Março de 2011, para apoiar empresas portuguesas de base industrial em processos de internacionalização.
Até agora, tinham sido celebrados acordos com a Solargus para o Peru e com a Nortenha e a MGT para Angola. Os quatro projectos representam um investimento total de 10 milhões de euros.
Arnaldo Figueiredo (na foto), presidente da Mota-Engil Indústria e Inovação, disse esperar ainda este ano assinar mais dois projectos, dos nove que estão neste momento em fase de elaboração, que representarão um investimento de 3 a 4 milhões de euros.
Um deles, adiantou, respeita ao sector da construção e tem como geografia Moçambique, enquanto o segundo é ligado ao sector automóvel e visa a internacionalização para o México.