Notícia
MBM Mobile - Escolher o carro certo
Sugerir a escolha acertada a quem quer comprar carro é o que promete a MBM Mobile, consultora automóvel que lançou a bolsa de automóveis "on-line", uma inovação portuguesa.
Ricardo Rocha precisava de um carro novo. Mas qual a melhor escolha e que estivesse dentro do seu orçamento? O mercado era vasto e receava perder-se em propostas, visitas e testes.
Começou, então, a analisar a oferta. Nesta busca sentiu que precisava de um serviço que o ajudasse a escolher e a ponderar. Na busca por um bom carro, a bom preço, alargou o raio da prospecção à Alemanha e, "em boa verdade, o choque de realidades foi enorme", a ponto de a compra acabar por se realizar desde a sua casa, utilizando apenas o telefone e o computador, para fazer pagamentos, enviar documentos e controlar toda a logística, até ao dia em que o seu carro chegou a Portugal. Foi nesta altura que, pela primeira vez, Ricardo Rocha, formado em Engenharia Mecânica e Gestão, pôs a vista em cima do seu Mercedes CLK prateado.
Este processo de comprar automóvel sem sequer o ver, demorou cerca de 30 dias a concluir e "superou de tal forma as expectativas", relata o então comprador, que se tornou numa ideia de negócio - o seu negócio. Com este propósito, elaborou um plano assente em três pontos fundamentais: "transparência, profissionalismo e sustentabilidade."
Decorridos seis anos, a MBM Mobile corresponde "ao que foi planeado, e tem um serviço, que é único em Portugal, e que se saiba no resto do Mundo", diz o empreendedor de 33 anos. O serviço que a MBM Mobile presta é aquela ajuda de que Ricardo Rocha sentiu falta no papel de comprador, um serviço para o cliente que procura automóvel e precisa de um consultor para o assistir na tomada de decisão.
Preço justo é o trunfo
Os automóveis em causa são sempre provenientes de fábricas e concessionários na Alemanha, 90% das viaturas são apelidadas pela empresa como sendo de "re-estreio", ou seja, semi novas (ver caixa), permitindo poupanças "comparativamente com a oferta em Portugal", sendo esta a vantagem competitiva face à concorrência, sublinha o empreendedor.
Os negócios mais vantajosos identificados pelos consultores da MBM correspondem, em regra, a veículos que, por terem sido utilizados pelas marcas e tendo estas assumido a respectiva desvalorização comercial, representam um nível de poupança que pode chegar aos 30 por cento no preço praticado junto do consumidor.
"Comprar lá fora cá dentro é hoje uma realidade acessível a todas as bolsas", sublinha Ricardo Rocha. Mas, se o factor preço é crítico na altura de decidir, o facto de o cliente não ver o carro antes de o comprar/experimentar foi uma dificuldade. Hoje, garante o empreendedor, já não.
Novas experiências
"Os portugueses estão, cada vez mais, predispostos a novas experiências, desde que sejam altamente vantajosas e que os tornem felizes por menos dinheiro". Com uma carteira de clientes heterogénea, que vai de trabalhadores por conta de outrém a jogadores de futebol, todos "têm um denominador comum: querem comprar automóvel de qualidade e poupar uns milhares de euros."
Há meia dúzia de anos, Ricardo Rocha investiu 10 mil euros para lançar a MBM Mobile, empresa que hoje emprega 25 pessoas e que no biénio 2009/2010 registou um volume de negócios que rondou os cinco milhões de euros.
A empresa está em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa. Leiria e Faro serão palco de novas aberturas, naquilo a que Ricardo Rocha chama de "missão de ocupação nacional". Depois, o objectivo é o de passar a fronteira e "avançar para Espanha em 2013". Já este ano, a instalação em território angolano é considerada um dos marcos mais importantes para a MBM Mobile que, apesar do ciclo conjuntural difícil, está confiante e "preparada para todos os cenários". "Pensamos sempre no pior e esperamos o melhor", diz Ricardo Rocha.
A MBM Mobile lançou a HourSelection.com, uma bolsa de automóveis que opera através da engenharia inversa à consultadoria automóvel já que os consultores seleccionam, à partida, cerca de 17 mil automóveis que consideram serem as melhores escolhas, disponibilizando essa informação aos consumidores. O cliente escolhe através de filtros e elege a solução que acha mais adequada. Depois, dá ordem de compra. Dirigida ao mercado nacional, a bolsa tem uma base de dados oficiais das fábricas e redes de concessionários alemães, reunindo uma oferta actualizada, que inclui 17 mil automóveis de 17 marcas mundiais. Funcionando tal como uma bolsa de valores, onde em vez de acções se transaccionam automóveis, a MBM Mobile desempenha o papel de corretor, fazendo o encontro das ordens de compra com as ordens de venda dos concessionários alemães. Ricardo Rocha sublinha que a HourSelection.com é pioneira na União Europeia e espera que mais de um milhão de internautas a visitem até ao final de 2011. Dentro de três anos conta que este meio represente mais de 50% das vendas.
Começou, então, a analisar a oferta. Nesta busca sentiu que precisava de um serviço que o ajudasse a escolher e a ponderar. Na busca por um bom carro, a bom preço, alargou o raio da prospecção à Alemanha e, "em boa verdade, o choque de realidades foi enorme", a ponto de a compra acabar por se realizar desde a sua casa, utilizando apenas o telefone e o computador, para fazer pagamentos, enviar documentos e controlar toda a logística, até ao dia em que o seu carro chegou a Portugal. Foi nesta altura que, pela primeira vez, Ricardo Rocha, formado em Engenharia Mecânica e Gestão, pôs a vista em cima do seu Mercedes CLK prateado.
Decorridos seis anos, a MBM Mobile corresponde "ao que foi planeado, e tem um serviço, que é único em Portugal, e que se saiba no resto do Mundo", diz o empreendedor de 33 anos. O serviço que a MBM Mobile presta é aquela ajuda de que Ricardo Rocha sentiu falta no papel de comprador, um serviço para o cliente que procura automóvel e precisa de um consultor para o assistir na tomada de decisão.
Preço justo é o trunfo
Os automóveis em causa são sempre provenientes de fábricas e concessionários na Alemanha, 90% das viaturas são apelidadas pela empresa como sendo de "re-estreio", ou seja, semi novas (ver caixa), permitindo poupanças "comparativamente com a oferta em Portugal", sendo esta a vantagem competitiva face à concorrência, sublinha o empreendedor.
Os negócios mais vantajosos identificados pelos consultores da MBM correspondem, em regra, a veículos que, por terem sido utilizados pelas marcas e tendo estas assumido a respectiva desvalorização comercial, representam um nível de poupança que pode chegar aos 30 por cento no preço praticado junto do consumidor.
"Comprar lá fora cá dentro é hoje uma realidade acessível a todas as bolsas", sublinha Ricardo Rocha. Mas, se o factor preço é crítico na altura de decidir, o facto de o cliente não ver o carro antes de o comprar/experimentar foi uma dificuldade. Hoje, garante o empreendedor, já não.
Novas experiências
"Os portugueses estão, cada vez mais, predispostos a novas experiências, desde que sejam altamente vantajosas e que os tornem felizes por menos dinheiro". Com uma carteira de clientes heterogénea, que vai de trabalhadores por conta de outrém a jogadores de futebol, todos "têm um denominador comum: querem comprar automóvel de qualidade e poupar uns milhares de euros."
Há meia dúzia de anos, Ricardo Rocha investiu 10 mil euros para lançar a MBM Mobile, empresa que hoje emprega 25 pessoas e que no biénio 2009/2010 registou um volume de negócios que rondou os cinco milhões de euros.
A empresa está em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa. Leiria e Faro serão palco de novas aberturas, naquilo a que Ricardo Rocha chama de "missão de ocupação nacional". Depois, o objectivo é o de passar a fronteira e "avançar para Espanha em 2013". Já este ano, a instalação em território angolano é considerada um dos marcos mais importantes para a MBM Mobile que, apesar do ciclo conjuntural difícil, está confiante e "preparada para todos os cenários". "Pensamos sempre no pior e esperamos o melhor", diz Ricardo Rocha.
Como funciona a bolsa de carros "on-line"
A MBM Mobile lançou a HourSelection.com, uma bolsa de automóveis que opera através da engenharia inversa à consultadoria automóvel já que os consultores seleccionam, à partida, cerca de 17 mil automóveis que consideram serem as melhores escolhas, disponibilizando essa informação aos consumidores. O cliente escolhe através de filtros e elege a solução que acha mais adequada. Depois, dá ordem de compra. Dirigida ao mercado nacional, a bolsa tem uma base de dados oficiais das fábricas e redes de concessionários alemães, reunindo uma oferta actualizada, que inclui 17 mil automóveis de 17 marcas mundiais. Funcionando tal como uma bolsa de valores, onde em vez de acções se transaccionam automóveis, a MBM Mobile desempenha o papel de corretor, fazendo o encontro das ordens de compra com as ordens de venda dos concessionários alemães. Ricardo Rocha sublinha que a HourSelection.com é pioneira na União Europeia e espera que mais de um milhão de internautas a visitem até ao final de 2011. Dentro de três anos conta que este meio represente mais de 50% das vendas.